Durante uma expedição em busca de fósseis de dinossauro, o biólogo Leonardo Silva Paschoa e um paleontólogo da equipe do Museu de Paleontologia Pedro Candolo, de Uchoa, encontraram uma vértebra da espécie na região da zona rural de Uchoa (SP). A vértebra seria proveniente de uma parte da cauda e foi encontrada há um mês, no dia 5 de outubro. Entretanto, a divulgação da descoberta só foi realizada nesta semana.
De acordo com informações de Leonardo, ele e a equipe do museu, estavam em uma expedição em uma área que há mais de 100 milhões de anos era habitat de dinossauros.
Subitamente, Leonardo achou que se tratava de uma pedra, mas quando ele e os amigos escavaram a rocha acabaram percebendo que se tratava de um pedaço ósseo de dinossauro.
A vértebra de dinossauro foi levada para o laboratório do museu e passou por algumas análises, onde ficou constatado que se tratava de 20 centímetros da cauda de um titanossauro. A espécie é conhecida por ter um pescoço longo e é herbívoro. O fóssil já está em fase final de preparação e ficará exposto no Museu de Paleontologia Pedro Candolo, em Uchoa.
Região tinha o Thanos
Na região de Uchoa existe um museu de paleontologia, tendo em vista que lá há um sítio arqueológico que vem sendo descoberto pelos pesquisadores. Uma nova espécie de dinossauro, denominada de Thanos Simonattoi, foi uma das descobertas mais recentes.
Thanatos é um termo grego que personifica a morte e que também dá nome ao vilão Thanos, da franquia de quadrinhos Marvel, e Simonattoi, é uma homenagem ao sitiante Sérgio Simonatto, que ajudou a encontrar o fóssil. Esta descoberta foi divulgada em dezembro de 2018.