Em setembro, as vendas no comércio varejista cresceram em aproximadamente 0,7%, na comparação com o mês anterior, conforme informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (13). Esse é o quinto resultado positivo consecutivo do setor em 2019, com ganho acumulado de 2,4% no período.
O resultado também é considerado o melhor para meses de setembro, desde 2009 (1,1%). No acumulado no ano, o avanço chega a 1,3%.
Para obter os dados o IBGE revisou os resultados do comércio que apontou: em agosto, a alta foi de 0,2%, e não de 0,1% como divulgado anteriormente. Já em julho, a alta foi revisada de 0,5% para 0,7%. E em maio, o resultado, que a princípio foi de estabilidade (0%), apresentou uma alta de 0,2%.
Na comparação com setembro de 2018, as vendas do varejo cresceram 2,1% – sexta taxa positiva seguida.
Com isso, em 12 meses, o crescimento passou de 1,4% em agosto, para 1,5% em setembro; resultado que configura uma significativa melhora no ritmo de recuperação das vendas, embora ainda seja considerado abaixo do patamar registrado em setembro de 2018, quando acumulava alta de 2,8%.
Ainda segundo balanço do IBGE, 7 das 8 atividades pesquisadas tiveram alta no volume de vendas em setembro. Os principais aumentos ocorreram nos segmentos de “Móveis e eletrodomésticos” (5,2%); “Tecidos, vestuário e calçados” (3,3%); “Outros artigos de uso pessoal e doméstico” (1,8%); e “Combustíveis e lubrificantes (1,2%)”.