Em entrevista à Gazeta do Povo, a promotora Letícia Baird, idealizadora do programa do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), responsável pela adaptação do cardápio vegano em quatro cidades do sertão da Bahia, destacou que os estudantes que quiserem consumir carne terão que adquirir a proteína animal com os próprios recursos financeiros.
“Que comam em casa com o seu dinheiro, porque aqui a gente está falando de recurso público”, afirmou a promotora.
Em um futuro breve, o órgão deseja retirar da alimentação escolar 100% de qualquer fonte de proteína animal nas 154 unidades escolares de Serrinha, Teofilândia, Biritinga e Barrocas. Atualmente, esse percentual corresponde a 40%.
Ainda segundo Letícia, o “dinheiro público, recurso público não pode ser visto de acordo com as minhas preferências, meu gosto. Não, dinheiro público é escasso, não tem dinheiro para todas as coisas, então tem que fazer o máximo com o mínimo”.
No ano passado, a diretriz do MP baiano foi estabelecida, após os municípios serem alertados e convidados a assinarem um termo de ajustamento de conduta.
Na ocasião da implementação do programa, entidades e organizações de saúde se posicionaram contra a medida.
O Conselho Regional de Nutricionistas da Bahia classificou a iniciativa como “arriscada e não compatível com a realidade regional”.
A Sociedade Brasileira de Pediatria, por meio de nota, pontuou que considerava preocupante a retirada de um grupo alimentar tão importante como a proteína de origem animal.
Já que a promotora que retirar o consumo de proteína animal da alimentação dos alunos será que ela vai virar vegana também?
Se essa economia fosse para retornar ao povo de alguma forma ,seria até válido a tentativa ,mas como se trata de uma instituição sem credibilidade e que sua atuação têm por trás sempre beneficiar interesses políticos de alguns partidos é algo a ser verificado com toda cautela.Esse MP-BA está muito a vontade pra fazer o q querem com a vida das pessoas.Encobrem crimes de delegadas,de policiais civis,militare e da SSP,por se tratarem de serem gente da sua coligação.Falo tudo isso baseado em provas documentais.Vcs MP-BA n representam o povo e sim interesses políticos.