Uma investigação de possíveis perdas provocadas pelas recentes declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, foi cobrada pelo subprocurador-Geral do Ministério Público (MP) junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Rocha Furtado.

Conforme informações do jornal Estado de S. Paulo, o membro do MP deseja apurar o impacto do pronunciamento de Paulo Guedes sobre a alta do dólar e o AI-5 (Ato Institucional número 5).

Durante uma entrevista recente em Washington, o ministro da Economia destacou o risco do Brasil passar por um novo AI-5; ele também disse que não estaria preocupado com a alta do dólar.

Investigação

O subprocurador solicita, em representação encaminhada ao presidente do TCU, José Mucio Monteiro, a apuração das responsabilidades pelos consequentes prejuízos acarretados ao Tesouro Nacional e ao Banco Central (BC).

Lucas Rocha Furtado afirmou que, diante de “fortes indícios” de que há responsabilidade direta entre a fala de Guedes e a alta do dólar, cumpre ao Tribunal apurar as consequências dessa circunstância, bem como quantificar os possíveis prejuízos.

Ainda segundo o subprocurador, os prejuízos decorrentes do impacto direto das declarações do ministro no mercado são quantificados em dois tipos: causar prejuízos diretos ao Tesouro e BC, devido ao aumento extraordinário do dólar, e também à imagem do Brasil perante os agentes do mercado nacional e internacional, com desincentivo a investimentos e abalos na economia, ante o cenário de instabilidade institucional, no caso da fala sobre o AI-5.

0 0 votos
Article Rating