Segundo levantamento realizado pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), os casos de bullying, indisciplina e solidão dentro das escolas brasileiras têm ocorrido em percentuais acima da média internacional. Os dados foram divulgados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Cerca de 29% dos estudantes brasileiros relataram já terem sofrido com o bullying. A média da OCDE é de 23%.
De acordo com a OCDE, um ambiente pouco receptivo ocasiona uma série de problemas e acaba contribuindo no desempenho dos estudantes. Em 2018, os resultados divulgados pelo Pisa mostraram que cerca de 68% dos estudantes não sabem o básico de matemática; 50,1% apresentam baixo desempenho em leitura e 55,3%, apresentaram baixo desempenho na disciplina de ciência.
A OCDE alerta que não basta apenas que os estudantes atinjam altos níveis de proficiência nas áreas de conhecimento, também é necessário que eles se sintam felizes, confidentes e integrados.
Pisa
O Pisa é uma avaliação mundial que realiza provas de leitura, matemática e ciência com os estudantes brasileiros. Ademais, professores e diretores de escola, bem como os pais também respondem a questionários. São estes questionários que trazem o diagnóstico da atual situação das escolas.
A mais recente edição, realizada no ano passado, foi aplicada em 10.691 alunos, oriundos de 638 escolas do país.
Bullying
O bullying é uma palavra de origem inglesa que designa atos de agressão e intimidação repetitivos contra um indivíduo que não é aceito por um grupo, geralmente na escola.
A prática do bullying diz respeito a um conjunto de violências repetidas por um longo período.