Nesta quinta-feira (26), moradores de algumas regiões da Ásia, África e Austrália assistiram a um eclipse solar anular, que é quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham, mas a posição e a distância entre os astros criam um “anel de fogo”. O evento astronômico pode ser visto em sua totalidade em localidades específicas dos seguintes países: Índia, Sri Lanka, Cingapura, Malásia, Brunei, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Omã, Sumatra e Qatar.

Na Austrália e no continente africano, o fenômeno ocorre de forma parcial. No Brasil, não foi possível acompanhar o fenômeno, o próximo só está previsto para acontecer em 26 de janeiro de 2028. Estados da região Norte poderão assistir a versão total, enquanto a versão parcial será vista em todo o país.

Já para o mundo, o próximo eclipse anular deve acontecer em 21 de junho de 2020. Ele será visível também em países da Ásia, África e parte da Europa.

Eclipse: Solar Anular X Solar Total

No eclipse solar total, a Terra, a Lua e o Sol se alinham de tal forma e em uma posição tão exata que todo a estrela do nosso sistema é “tampada” da perspectiva da Terra – é possível ver apenas a coroa, a atmosfera do Sol (veja foto do topo).

Já no caso do eclipse solar anular, ainda há um alinhamento entre os três corpos celestes, mas com um distanciamento um pouco maior da Lua em relação ao nosso planeta. O resultado é a formação de um “anel de fogo” no céu.

 

 

0 0 votos
Article Rating