A Universidade Federal da Bahia (Ufba) divulgou a lista das vagas que serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu); ao todo, são 4.492 oportunidades em 88 cursos de graduação disponibilizados pela instituição no primeiro semestre de 2020, além de 1.532 vagas em 37 opções de cursos no segundo período.
A inscrição para o processo seletivo 2020.1 deve ser realizada de 21 a 24 janeiro, no Portal do Sisu. O resultado da seleção será feito no dia 28 do mês vigente, conforme pontuou o Ministério da Educação (MEC). Os candidatos precisam ficar atentos porque durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte, que serve como uma espécie de termômetro de ajuda para o estudante saber se ele tem chance de ficar entre os selecionados. A conta é feita com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.
Sendo valido ressaltar que este ano, a instituição vai adotar apenas o Cadastro Único para Programas Sociais (Cad Único) para a análise de renda dos candidatos inscritos através das cotas de renda oferecidas pelo Sisu. O programa é um instrumento do Governo Federal que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda.
Os candidatos que não possuírem esse cadastro não poderão se inscrever no Sisu Ufba utilizando as modalidades de cotas por renda per capita, de até um salário mínimo e meio. Para se inscrever no Cad Único é preciso procurar um Centro de Referência em Assistência Social no município (CRAS) e solicitar o cadastramento.
Os cursos com o maior número de vagas para o primeiro semestre de 2020 são: BI em Humanidades em Salvador (Bacharelado/ Noturno), com 300 oportunidades e BI em Artes em Salvador (Noturno); BI em Ciência e Tecnologia em Salvador (Noturno); e BI em Saúde em Salvador (Noturno), cada um com 200 vagas.
Já as graduações com menos oportunidades são: Biotecnologia (Noturno/ Salvador); Comunicação/ Jornalismo (Salvador); Comunicação/ Produção em Comunicação e Cultura (Salvador); Dança (Licenciatura/ Noturno); Fonoaudiologia (Salvador); Geofísica (Bacharelado/ Salvador); Geografia (Lic. e Bach/ Salvador); e Oceanografia (Bacharelado/ Salvador), com 24 vagas, cada um deles.
Sisu
O Sisu é o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Quem tirou zero na redação ou ainda não concluiu o Ensino Médio não poderá concorrer as vagas pelo programa.
Ano passado, o Enem teve 5,1 milhões de inscrições em todo o Brasil, sendo 395 mil apenas na Bahia. A abstenção foi de 23,1%. O resultado individual da edição de 2019 será divulgado no dia 17 de janeiro.
Resultado
Após o resultado do Sisu, o estudante terá que efetuar a Pré-Matricula Online por meio de um formulário no site www.ingresso.ufba.br. Essa fase da matrícula é obrigatória para todos os candidatos convocados. Aqueles que não preencherem o documento perderão a vaga.
Para aqueles que se auto declaram negros, será necessário participar da etapa de checagem da veracidade da autodeclaração como Pessoa Negra (Preta ou Parda), em data específica.
De acordo com o edital disponibilizado pela instituição, o candidato selecionado pela reserva de vagas (cotas), em qualquer modalidade, deverá comprovar também ter cursado integralmente todo o Ensino Médio em escola pública, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).