Após a confirmação da morte de Qassem Soleimani, chefe da Guarda Revolucionária do Irã, o preço do petróleo aumentou em aproximadamente 4%. Nas primeiras horas de funcionamento do mercado asiático nesta sexta-feira (3), o valor do barril do tipo brent era de 68,90 dólares.
Qassem, um dos homens mais poderosos do Irã, morreu ontem (2), depois de um ataque aéreo dos Estados Unidos (EUA). Os EUA asseguraram a autoria do bombardeio ao aeroporto de Bagdá, que matou Soleimani, assim como Abu Mahdi al-Muhandis, chefe de milícia iraquiana apoiada pelos iranianos, e outras seis pessoas, conforme informações de agências internacionais.
Em nota, o Pentágono disse que o objetivo do bombardeio foi deter planos de futuros ataques iranianos e que a ordem partiu do presidente dos EUA, Donald Trump.
De acordo com especialistas, Soleimani era considerado um alto líder das forças militares iranianas e um herói nacional, por isso, o impacto geopolítico do atentado que tirou a vida dele será alto.
Desde o fim de outubro de 2019, militares e diplomatas americanos foram alvo de ataques, e durante a semana passada um funcionário dos EUA morreu em um bombardeio com foguetes.