Com o intuito de ser aplicada no enfrentamento da “Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional Decorrente do Coronavírus”, foi publicada nesta segunda-feira (10) a Medida Provisória (MP), de n° 921, de 7 de fevereiro, que possibilita a abertura de crédito extraordinário, em favor do Ministério da Defesa.
A MP, que tem assinatura do presidente Jair Bolsonaro, permite o crédito no valor de R$ 11.287.803,00.
Ontem (9), chegaram ao território brasileiro (mais especificamente à Base Aérea de Anápolis, em Goiás) os 34 brasileiros resgatados da cidade de Wuhan, na China; destes, são 31 repatriados e três diplomatas. Eles cumpriram quarentena de 18 dias.
As aeronaves da FAB também trouxeram quatro poloneses e um chinês que desembarcaram em Varsóvia, na Polônia, um dos locais de escala para abastecimento.
O coronavírus é conhecido desde meados dos anos 1960 e já estive associado a outros episódios de alerta internacional nos últimos anos. Em 2002, uma variante do vírus gerou um surto de síndrome respiratória aguda grave (conhecida como Sars) que também teve início na China e atingiu mais de 8 mil pessoas.
Em 2012, um novo coronavírus foi responsável pela síndrome respiratória no Oriente Médio, chamada de Mers.
Já a atual variante do novo coronavírus, foi identificada inicialmente na cidade chinesa de Wuhan. No dia 11 de janeiro, um mercado de frutos do mar foi apontado como o local de origem da transmissão. O espaço, inclusive, foi fechado pelas autoridades chinesas.
Até o último balanço, divulgado na manhã desta segunda-feira, a doença já havia matado mais de 900 pessoas na China.