Após a ligação de uma ouvinte, que se identificou como Sheila, durante a primeira edição do programa Bahia No Ar (Rádio Sucesso 93.1) de hoje (10), o repórter Valfredo Silva foi conversar com o secretário da Educação de Simões Filho, Reginaldo Paiva. O assunto é a saída da diretora da Creche Escola Andree Maquil. Segundo a ouvinte do BNA, os pais não são de acordo com a decisão e estariam realizando uma manifestação pacífica pela volta da regente.
“O mandato da nossa diretora, da Escola Andree Maquil, venceu. Ela foi uma diretora que tinha um mandato eletivo que venceu dia 29 de dezembro [2019]. Então, a partir da aí a gente está avaliando esse procedimento, avaliando todo o processo da escola, e aí o prefeito [Diógenes Tolentino] deverá se posicionar, tomar uma decisão nesse sentido de definir a questão da diretoria”, pontuou Reginaldo.
“Quanto ao mandato, efetivamente, o Processo Público foi avaliado pelo Ministério Público local, na pessoa de uma promotora estabelecida aqui em Simões Filho. Ela avaliou todo o processo e verificou que o processo está na mais absoluta legalidade e recomendou que a gente continuasse trabalhando da forma que está fazendo, ou seja, que o cargo de diretor de escola ele é de livre nomeação do prefeito municipal”, acrescentou.
Questionado sobre a possibilidade de retorno da diretora, Paiva afirmou:”Alguns diretores, eles retornaram, mas eles retornaram agora não mais como resultante de um processo eletivo, mas sim resultante da nomeação pelo nosso prefeito dentro do contexto de que o cargo de diretor faz parte de um bloco que é de livre nomeação do prefeito municipal”.
A medida, que já está acontecendo em algumas escolas municipais, segundo o secretário, deverá ser aplicada gradualmente.
“Em verdade, já vem ocorrendo isso em outras escolas, sem nenhum problema, problema de ordem nenhuma. A gente tá conversando com os pais e mães de que o Direito recomenda isso, de que o cargo de diretor passa a ser de livre nomeação e não mais resultante de um processo eleitoral como foi no passado”, explicou.
O secretário disse ainda que a Escola Creche André Maquil faz parte de um convênio da Prefeitura de Simões Filho com a Igreja Católica. “Nós temos um atendimento realmente muito bom, as crianças se sentem felizes, os pais também, e naturalmente a direção da escola é um convênio com a igreja, e a direção da escola, principalmente da creche, ela é da competência da Secretaria da Educação e do governo municipal na pessoa do prefeito”, disse.
As aulas têm previsão de retorno para a próxima segunda-feira (17).