O Japão anunciou nesta segunda-feira,17, o cancelamento da celebração pública do aniversário do imperador Naruhito, a primeira desde que ele assumiu o trono, marcada para 23 de fevereiro.
“O aparecimento de sua majestade pela manhã e a assinatura pública do livro de cumprimentos serão canceladas”, acrescentou a nota, publicada um dia depois que as autoridades pediram à população que evitasse concentrações e reuniões “não essenciais”.
Cerca de 60 pessoas foram diagnosticadas com o coronavírus no Japão, incluindo uma idosa que morreu. Há pelo menos outras 355 infecções a bordo do navio “Diamond Princess”, isolado no porto de Yokohama.
Com o aumento do contágio, o ministro da saúde japonês, Katsunobu Kato, alertou no domingo, 16, que o país estava “entrando em uma nova fase”. “Estamos vendo casos de infecção em que não podemos rastrear suas rotas de transmissão”, afirmou o ministro.
Primeiro aniversário como imperador
A celebração pública do aniversário do imperador Naruhito seria a primeira desde que ele assumiu o trono em maio do ano passado.
Duas vezes por ano, por ocasião do Ano Novo e de seu aniversário, o imperador faz aparições públicas no terraço envidraçado de um edifício do palácio imperial, cujo recinto se abre excepcionalmente.
A última vez que essa cerimônia foi cancelada foi em dezembro de 1996, devido à tomada de reféns na residência do embaixador japonês no Peru durante a celebração do aniversário do então imperador Akihito, agora imperador emérito.