Nesta segunda-feira (2) aproximadamente 200 funcionários da fábrica da LG Eletronics, situada em Taubaté (SP), entram em férias coletivas por causa da falta de peças para produção de celulares. O avanço dos casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) tem causado significativos reflexos econômicos, afetando a demanda de distintas empresas da região.
De acordo com informações do Sindicato dos Metalúrgicos, a medida atinge parte dos colaboradores atuantes no setor; eles ficarão afastados por cerca de 10 dias.
As peças que estão em falta são de origem chinesa e as fabricantes não estão funcionando devido à epidemia da doença no país. O novo coronavírus já deixou mais de 2 mil mortos no mundo. A China registrou quase 80 mil casos da doença, desde o início do surto. No Brasil dois casos já foram confirmados e outros 252 são suspeitos, conforme informou o Ministério da Saúde.
Outras empresas
Na Volkswagen, a orientação estabelecida é de que todos os empregados adiem viagens para locais com maior incidência de casos do novo coronavírus. Ademais, caso seja necessária a viagem, antes, os colaboradores devem passam por avaliação médica e além de também serem encaminhados para receber a vacinação contra influenza.
Já os trabalhadores que estiverem retornando de viagens de países que estão com epidemia da doença, estão sendo direcionados a trabalhar em sistema home office (trabalho feito de casa), no período de duas semanas, em uma espécie de “quarentena”.
A montadora chinesa Chery, que tem possui fábrica em Jacareí, organizou um comitê interno para lidar com a situação. Eles também adotaram uma quarentena particular para que funcionários que chegaram da China.