Nesta segunda-feira (2) a Universidade Federal da Bahia (Ufba) retomou as atividades do ano letivo nos campi da instituição de ensino localizados em Salvador, Camaçari e Vitória da Conquista (sudoeste da Bahia). Com a volta às aulas, apesar de não haver nenhum caso confirmado na Bahia de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19), a universidade emitiu um comunicado oficial recomendando, sobretudo, alguns cuidados com a higiene por parte dos estudantes, bem como dos professores e demais funcionários.
Por cautela, é solicitado a todos que realizem com maior frequência a higienização das mãos, utilizando água e sabão ou álcool gel, na tentativa de minimizar as condições de transmissão de gripes provocadas por quaisquer tipos de vírus, reduzindo assim as possibilidades de eventual disseminação do novo coronavírus.
A UFBA destacou que tem como base as informações e recomendações oficiais orientadas pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS, ligada à Organização Mundial da Saúde), pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Com isso, estão mantidas, normalmente, as atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil.
A universidade faz uma recomendação especial aos membros da comunidade universitária e aos visitantes que tenham chegado de viagem recente a algum dos países com registro de transmissão do novo coronavírus, e que estejam apresentando febre e mais um sintoma gripal tosse ou falta de ar, por exemplo) ou tiveram contato direto com pessoas com esses sintomas naqueles países, que procurem os serviços de saúde pública para notificação, orientação e assistência médica adequada.
Ademais, um grupo de trabalho coordenado pela administração central foi formado para monitorar diariamente a evolução do novo coronavírus e, em caso de um possível agravamento do cenário atual, novas orientações poderão ser divulgadas.
As aulas da UFBA estavam em recesso desde dezembro do ano passado, quando o semestre anterior foi finalizado. Presentemente, a instituição tem 45.922 mil estudantes matriculados, sendo que a maioria deles está na capital baiana.