Na noite de ontem (8) o comitê que acompanha as ações de controle do novo coronavírus (Covid-19) em Feira de Santana, informou que o exame dos familiares da segunda mulher a contrair a doença na cidade, testou negativo. De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), foram examinadas os dois filhos da mulher, um menino e uma menina, além de uma cunhada e seu marido, como também o filho deste casal. Essas pessoas tiveram contato direto com a paciente infectada pelo vírus antes que ela tivesse entrado na medida de isolamento domiciliar.
A mulher, que não teve a identidade revelada, foi contaminada pelo vírus depois de ter mantido contato com a patroa, que foi o primeiro caso do novo coronavírus na Bahia. A primeira paciente da Covid-19 reside em Feira de Santana, mas foi infectada durante uma viagem recente à Itália.
Ainda segundo informações da Secom, o Comitê também destacou que a análise no laboratório da Universidade Federal da Bahia (Ufba) constatou que não houve transmissão entre a mulher que veio da Itália e suas filhas, além de um tio que a levou duas vezes a uma clínica de Salvador para ser examinada.
“Não estamos medindo esforços. Todos estão se dedicando muito, não apenas quem está à frente, mas todos os nossos colaboradores”, disse a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas.
A médica infectologista e coordenadora do Comitê, Melissa Falcão, ressaltou que os exames deram resultado tranquilizador, pois eliminam a possibilidade de ter ocorrido transmissão do novo coronavírus entre as duas pacientes.