Nesta segunda-feira (9) o ministro da Economia, Paulo Guedes destacou que a equipe econômica está ‘absolutamente tranquila’ em meio às turbulências do dia no mercado financeiro, após o tombo do petróleo, a disparada do dólar (que tem operado acima da marca R$ 4,70 desta segunda) e o temor de uma possível recessão global diante do avanço da epidemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19).
“Nós estamos absolutamente tranquilos, a equipe de economia está tranquila. É uma equipe serena, experiente. Já vivemos isso várias vezes. Conhecemos isso. Sabemos lidar com isso”, afirmou Guedes. “É hora de justamente termos uma atitude construtiva. Os três poderes, com serenidade, cada um resolvendo a sua parte”, acrescentou.
O ministro disse ainda que a epidemia do novo coronavírus representa uma “gota d’água” na economia mundial, que já estava em processo de desaceleração.
“A Índia reviu o crescimento para baixo, a China reviu para baixo. O mundo todo está em desaceleração. Aí vem o coronavírus, acelerou a queda”, ressaltou.
Segundo Guedes, a melhor alternativa à desaceleração da economia mundial (fruto do novo coronavírus) é o prosseguimento das reformas estruturais. Ele ressaltou as reformas administrativa e tributária, cujas propostas do governo ainda não foram enviadas ao Congresso Nacional, e as propostas de emenda à Constituição (PEC) do pacto federativo e da emergência.