Na manhã desta segunda-feira (9) Mulheres do Movimento Sem Terra (MST) ocuparam a sede do Ministério da Agricultura, em Brasília, para protestar contra a liberação de novos registros de agrotóxicos no país. Por volta das 8h30 de hoje, com bonés e rostos cobertos, as manifestantes bloquearam a entrada do prédio e jogaram tinta vermelha no chão. Durante o ato, as manifestantes também deixaram na porta do ministério um caixão coberto pela bandeira do Brasil, pás e frascos vazios que representariam embalagens de agrotóxicos.

O protesto desta segunda-feira integra a Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Sem Terra, que foi realizado desde ontem (8) no Distrito Federal.

Foto: Reprodução

O Ministério da Agricultura publicou, em fevereiro deste ano, novas regras para o registro de agrotóxicos no país. Através da medida consegue-se manter a necessidade de avaliação técnica, por três órgãos, como ocorre atualmente, mas, na etapa final, foi aberta a possibilidade de concessão automática do registro, que é realizada pelo órgão com base nessas análises.

A nova regra entra em vigor no dia 1º de abril, ocasião que o ministério terá o prazo de 60 dias para decidir se concede ou não o registro ao pesticida.

 

 

0 0 votos
Article Rating