O técnico Luiz Felipe Scolari anunciará hoje (07) os nomes dos 23 jogadores que defenderão a seleção brasileira na busca pelo sexto título mundial a partir do dia 12 de junho, quando a bola rolará pela primeira vez na Copa do Mundo.
O comandante do penta em 2002 já adiantou alguns convocados. Primeiro o goleiro Julio César, então no Queen's Park Rangers, da Inglaterra, e agora no Toronto FC, clube canadense que disputa a liga profissional americana. Logo depois, foi a vez de Fred, que passou boa parte de 2013 afastado por lesão dos jogos do Fluminense.
Duas semanas atrás, Felipão também antecipou a presença de quatro jogadores que atuam em Londres, Ramires, Oscar e Willian, todos do Chelsea, além de Paulinho, do Tottenham, e também de dois dos quatro capitães da seleção – os outros são Julio César e Fred: Thiago Silva, do Paris Saint-Germain, e David Luiz, também dos 'Blues'.
Outro que tem lugar certo na lista dos 23 para a Copa é Neymar, principal jogador do país, que não preocupa a comissão técnica da seleção, após perder parte dos jogos do Barcelona na reta final da temporada devido uma lesão no pé.
Desde o título da Copa das Confederações, no ano passado, o técnico vem garantindo que a base que conquistou a competição será mantida, e que também não haverá lugar para surpresas. Dessa forma, veteranos como Kaká e Ronaldinho Gaúcho não deverão ter vez.
O meia do Milan foi convocado por Felipão no ano passado, para amistosos contra Itália e Rússia, e o camisa 10 do Atlético Mineiro, para jogos com Inglaterra, Bolívia e Chile – estes dois últimos com convocação apenas de jogadores "locais".
Outros nomes praticamente certos para a defesa, na lista que será divulgada amanhã, são os de Jéfferson, do Botafogo, Daniel Alves, do Barcelona, Marcelo, do Real Madrid, Dante, do Bayern de Munique.
A disputa da terceira vaga para o gol estaria entre Diego Cavalieri (Fluminense) e Victor (Atlético Mineiro), considerando os jogadores que vem sendo chamados recentemente pelo técnico.
Nas laterais, Maicon, da Roma, e Rafinha, do Bayern, disputariam vaga na direita, enquanto Maxwell, do PSG, e Filipe Luís, do Atlético de Madrid, duelam pela preferência de Felipão para ser o reserva de Marcelo na esquerda.
A zaga parece ser a posição com briga mais acirrada por um lugar na Copa. Além de Thiago Silva, David Luiz e Dante, aparecem como opções, Marquinhos, do Paris Saint-Germain, Henrique, do Napoli, Réver, do Atlético Mineiro, e Dedé, do Cruzeiro. Em grande fase, Miranda, do Atlético de Madrid, corre por fora.
No meio, Luiz Gustavo, do Wolfsburg, e Fernandinho, do Manchester City, parecem ter vagas bem encaminhadas. Lucas Leiva, do Liverpool, Fernando, do Shakhtar Donetsk, Hernanes, da Lazio, e Lucas, do PSG, ainda almejam um lugar na seleção, em setor que já tem quatro jogadores garantidos.
Na frente, em que Neymar e Fred aparecem como "intocáveis", Hulk, do Zenit São Petersburgo, Bernard, do Shakhtar, e Jô, do Atlético de Mineiro, também estão entre os prováveis convocados. Robinho, do Milan, foi convocado no fim do ano passado e tem a confiança do comandante campeão do penta.
O ex-atacante do Santos luta pela vaga de "23º jogador", o que implicaria na convocação de um jogador de meio a menos.
A convocação, muito provavelmente deixará fora da Copa alguns jogadores que estão se destacando nos últimos meses no exterior e no Brasil, mas que nunca foram testados por Felipão.
São os casos de Diego Alves, do Valencia, Neto, da Fiorentina, Jonathan, da Inter de Milão, Guilherme Siqueira, do Benfica, Fernando, do Porto, Philipe Coutinho, do Liverpool, e Éverton Ribeiro, do Cruzeiro.
A convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo acontecerá nesta quarta-feira, na casa de espetáculos Vivo Rio, na Glória, na zona sul do Rio de Janeiro. Felipão anunciará a lista às 11h30 (horário de Brasília) e logo depois concederá entrevista coletiva.
Com informações do Terra