Cerca de 150 cadáveres que estavam em várias casas em Guayaquil, cidade portuária no Equador, foram removidos durante o dia de ontem (1°), conforme informou as autoridades do país. A região tem enfrentado um completo colapso do sistema funerário após o aumento significativo da demanda, em consequência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
No entanto, o governo não detalhou ao certo quantas vítimas da doença estão entre os 150 mortos retirados na quarta-feira. Foi necessária uma força-tarefa conjunta para realização do serviço, que contou com a participação da polícia e de uma equipe de militares solicitada pelas autoridades.
O porta-voz da ação, Jorge Wated, contou em entrevista à agência France Presse que o país instaurou um toque de recolher de 15 horas por conta da proliferação do vírus.
Colapso
A população de Guayaquil utilizou as redes sociais para publicar vídeos da atual realidade do cidade: nas imagens compartilhadas aparecem diversos corpos abandonados nas ruas, além de mensagens dos parentes da vítimas suplicamdo para enterrar seus mortos.