De acordo com projeções do Núcleo de Dados do Jornalismo da Globo, com base em informações do Infogripe da Fiocruz, o número de casos graves do novo coronavírus (Covid-19) que exigiram internação no Brasil é pelo menos o dobro do registrado. Segundo o levantamento, o total de pacientes hospitalizados pode chegar a 13 mil.

Até ontem (14), o Ministério da Saúde havia informado que 6.043 pessoas foram internadas com o novo coronavírus no país. No entanto, o Infogripe pontuou que havia, pelo menos, 15 mil testes aguardando resultado. Desse quantitativo, a estimativa é de que até 11 mil pessoas irão testar positivo para a doença.

O cálculo utilizado no estudo, leva em conta o percentual de testes positivos para Covid-19 em cada semana e a parcela de testes positivos em relação aos resultados totais.

Tratamento e planejamento

A presidente da Sociedade de Infectologia do Rio de Janeiro, Tânia Vergara, ressaltou aos pesquisadores que os testes são importantes para determinar quais as intervenções serão realizadas, por exemplo, em um paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“A Covid-19 não tem tratamento, mas tem várias propostas terapêuticas”, disse. “Existem outras coisas que estão sendo propostas, anticoagulação maciça. Isso vai variar com a gravidade, com os protocolos dos hospitais, com a disponibilidade do que eles têm. Você não vai fazer um plasma convalescente em uma pessoa que não tem diagnóstico de Covid”, acrescentou a infectologista.

0 0 votos
Article Rating