“Nenhuma prefeitura no Brasil está fazendo tantos esforços para enfrentar o coronavírus como nossa capital”, a afirmação faz parte de uma publicação nas redes sociais do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). Na tarde desta segunda-feira (20) ele comentou sobre a chegada, na presente data, de 83 respiradores que serão utilizados na rede de apoio aos pacientes graves infectados pelo novo coronavírus.
“Diante de tantos problemas que a gente vem enfrentando nos últimos dias, hoje, finalmente, nós temos uma boa notícia: Chegaram oitenta e três [83] respiradores que foram comprados e também objeto de doação para a Prefeitura de Salvador”, disse Neto em vídeo.
Pela manhã, durante entrevista coletiva à imprensa, realizada no Central Municipal de Logística, em Campinas de Pirajá, Neto já havia apresentado os equipamentos.
Tanto na coletiva quanto nas redes sociais, o alcaide também destacou que Salvador já tem assegurado 195 novos leitos públicos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
“Esses respiradores serão essenciais no nosso esforço de ampliar toda rede de assistência à saúde, principalmente, dos novos leitos de UTI para os casos de coronavírus. Nós já temos assegurados cento e noventa e cinco [195] novos leitos, e todo esforço da prefeitura é pra evitar que haja um colapso na rede de saúde e que os médicos tenham que escolher quem vai viver ou quem vai morrer”, pontuou.
“Nós vamos fazer todo esforço possível para que os novos leitos sejam em quantidade suficiente pra atender aos casos de coronavírus graves na nossa cidade”, acrescentou o prefeito.
Dos 83 respiradores, 75 foram oriundos com recursos da prefeitura. Os outros oito foram doados pela Suzano Papel e Celulose, empresa com sede em São Paulo, mas que também desenvolve atividades na Bahia.
Por fim, Neto salientou que os equipamentos serão instalados na unidade hospitalar do Itaigara Memorial, situado no Caminho das Árvores, e no hospital de campanha montado no Wet’n Wild, na Avenida Paralela.
Casos
O 47º óbito pela doença no estado também foi notificado na noite desta segunda, porém, o falecimento ocorreu na quarta-feira (15) passada. A vítima era uma mulher de 60 anos de idade, com histórico de comorbidades. Ela estava internada em um hospital público de Salvador, e também era residente da capital baiana.
Ademais, 5.357 casos foram descartados; 351 pessoas estão recuperadas e 158 encontram-se internadas (64 em Unidade de Terapia Intensiva – UTI).
Assista abaixo o vídeo publicado por ACM Neto nas redes sociais: