Na noite de ontem (22), o governador Rui Costa (PT) utilizou as redes sociais para divulgar uma reportagem, exibida nacionalmente, que fala da câmara de descontaminação de profissionais de saúde instalada no Hospital Espanhol, reaberto na presente data e que funciona como uma unidade de campanha ao novo coronavírus (Covid-19), recebendo pacientes graves. A tecnologia brasileira tem o intuito de proteger os médicos e demais profissionais que compõem o sistema de saúde e atualmente atuam na linha de frente enfrentando o vírus na capital baiana.

“Nossa guerra contra o #coronavírus já tem o reforço do Hospital Espanhol. A unidade entrou em funcionamento hoje [quarta-feira, 22 de abril] com um túnel de desinfecção desenvolvido por estudantes do #SenaiCimatec. É tecnologia brasileira para garantir mais proteção a nossos profissionais de saúde”, escreveu Rui.

Como pontuou Rui, a câmara foi desenvolvida pelos alunos do Senai/Climatec. Ela é inspirada nos equipamentos usados na Alemanha e, presentemente, o valor estimado de produção do produto é de R$ 10 mil (por unidade). Os alunos estão produzindo mais duas câmaras e estudam como baixar os custos.

Até a segunda-feira (21), entre os casos confirmados da doença, a Bahia tinha 158 profissionais de saúde infectados.

Como funciona?

A câmara de descontaminação de profissionais de saúde funciona da seguinte maneira: depois de atender aos pacientes infectados pelo vírus e antes de ir embora para casa, o profissional de saúde passa pelo “túnel”, de maneira devagar, dando algumas voltas para que um jato consiga atingir todos os lugares.

No jato de desinfecção é utilizada uma solução de hipoclorito: uma mistura de água com água sanitária. Após passar pela câmara, o profissional pode retirar a roupa de proteção descontaminada. No entanto, antes de sair para a rua, os médicos e enfermeiros ainda precisam tomar banho nos vestiários.

Hospital Espanhol

O Hospital Espanhol, de rede privada, estava fechado há quase seis anos. Entretanto, com o agravamento da pandemia, o governo da Bahia garantiu na Justiça a posse temporária durante o período de enfrentamento da doença.

A unidade, situada em Salvador, conta com 220 leitos exclusivos para pacientes de Covid-19.

Covid-19 na Bahia

Segundo o boletim atualizado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), até às 17h da quarta-feira (22), a Bahia já havia registrado 1.645 casos do novo coronavírus e 53 óbitos. Outros 405 pacientes estão recuperados e cerca de 1.187 pessoas com sintomas da doença permanecem monitoradas pela Vigilância Epidemiológica (são os chamados casos ativos).

Ademais, 291 pacientes encontram-se internados (61 em UTI), e 5.360 possíveis casos foram descartados. Saiba mais.

No boletim anterior da Sesab, divulgado por volta das 12h da quarta-feira, haviam 1.644 infectados e 50 mortes pela doença.

Assista abaixo a reportagem:

0 0 votos
Article Rating