De acordo com a Secretaria de Saúde de Ilhéus, 80% dos casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) na cidade (situada no sul da Bahia), são de profissionais de saúde. A prefeitura sinalizou que estão sendo realizados testes rápidos nos colaboradores da área que atuam na linha de frente do combate à doença.
A prefeitura municipal destacou que os testes para Covid-19, enviados pelo Ministério da Saúde, são destinados aos trabalhadores dos setores de Saúde e Segurança Pública, bem como de pessoas que residam no mesmo imóvel que esses profissionais e apresentem sintomas gripais.
Em um comunicado, o secretário municipal da Saúde, Geraldo Magela, pontuou:
“Esses colaboradores representam uma força de trabalho fundamental no combate ao vírus, porém estão diretamente envolvidos e mais expostos à infecção. Precisamos garantir que eles estejam bem e que não apresentam riscos para a saúde de outras pessoas”.
Segundo a direção do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) (unidade que faz parte da rede de atendimento do SUS em Ilhéus), aproximadamente 800 colaboradores irão realizar o exame para diagnóstico do novo coronavírus; até o momento, 483 profissionais já foram testados. Desses, cerca de 57 testaram positivos para o vírus.
Cenário em Ilhéus
Atualmente, Ilhéus é a segunda região da Bahia com o maior registro de pacientes contaminados pela Covid-19. A primeira da lista é a capital baiana, Salvador.
Em Ilhéus, três óbitos de infectados pela doença já foram notificados (um deles diz respeito ao médico Gilmar Calazans, de 55 anos. Ele foi a 46º morte registrada na Bahia, que até às 17h de ontem, 24 de abril, já confirmou 67 falecimentos).