Com o objetivo de tentar evitar a disseminação em massa do novo coronavírus (Covid-19), sobretudo, em Ilhéus e Itabuna, após constantes registros de aglomerações, o governador Rui Costa (PT) solicitou o apoio do Exército e da Marinha nas regiões.
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), em nota, explicou que a atuação tanto do Exército quanto da Marinha, vai servir para orientar a população em situações de aglomeração, bem como em atividades que não sejam permitidas pelos decretos municipais e estaduais. Ainda conforme destacou a pasta, haverá abordagens educativas para uso de máscaras de proteção.
No dia 24 de abril, inclusive, Rui já havia cogitado a possibilidade de fechamento total (o chamado lockdown) em ambos os municípios, devido ao aumento acelerado dos casos da doença.
No último boletim da Sesab, divulgado nesta quinta-feira (30), por volta das 12h, Ilhéus aparecia com quatro óbitos por Covid-19 e Itabuna com três.
Fake News
Na terça-feira (28), durante a transmissão do Papo Correria (programa do governo transmitido pelo Youtube), o governador disse acreditar que Ilhéus e Itabuna lideravam a onda de ‘Fake News’ (notícias falsas) no estado.
“Tem muita fake news no Brasil. Ilhéus e Itabuna devem estar liderando. De ontem para hoje, trouxemos para o patamar da Bahia. Hoje recebi fotografias de várias ruas e localidades. Tivemos reunião com Exército, Marinha, para colocar pessoas na rua e nos ajudar em Ilhéus e Itabuna”, falou.