Proporcionalmente avaliando, os municípios de Itabuna e Ilhéus possuem mais casos do novo coronavírus (Covid-19), do que Salvador.
A capital baiana, que tem cerca de 3 milhões de habitantes, registra atualmente 1.784 casos da Covid-19. Ilhéus, com 162 mil habitantes, já confirmou 202 infecções pela doença. E, Itabuna, com 213 mil habitantes, notificou 171 pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus. Os dados epidemiológicos são da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), divulgados hoje, por volta das 18h58.
Ilhéus
Mais cedo, a Prefeitura de Ilhéus detalhou a atual situação epidemiológica da região. De acordo com o órgão municipal: 202 casos foram confirmados (87 pacientes já tiveram alta e 10 seguem na UTI ); 416 foram descartados; 40 são suspeitos e aguardam resultado do exame laboratorial; 310 seguem monitorados; 1.124 pacientes que apresentaram síndrome gripal leve foram liberados do monitoramento; e 04 óbitos já foram confirmados.
Ademais, o município já totalizou 3.269 notificações e 90 atendimentos foram realizados pelo call center.
A Prefeitura de Ilhéus salienta que “a população precisa respeitar as medidas de prevenção, pois só assim será possível bloquear a cadeia de transmissão viral. Se for necessário sair, use máscara. Mas o pedido é para que você fique em casa. A sua colaboração é importante e necessária nesse momento”.
Itabuna
Em Itabuna, a prefeitura também atualizou os números da doença nesta quinta-feira.
Na situação dos casos confirmados, as informações do órgão municipal divergem com a Sesab. Segundo a Secretaria de Saúde de Itabuna, a cidade tem 207 pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus, sendo que, 14 são de outros municípios.
Até o momento, conforme boletim municipal: 489 casos foram descartados; 407 são suspeitos e aguardam resultado do exame; 29 pacientes já estão recuperados; 24 estão em isolamento hospitalar; 820 estão sendo monitorados por apresentarem sintomas gripais leves; e 05 mortes foram computadas.
No boletim ainda constam o total de 1.103 notificações e 132 pessoas aguardam coleta de exames laboratoriais.
Assim como em Ilhéus, a prefeitura recomenda que a população permaneça em suas residências. “O Coronavírus está se espalhando rapidamente em Itabuna. Proteja sua família. Fique em casa”, orienta.
Exércio e Marinha
Nesta quinta-feira, com o objetivo de tentar evitar a disseminação em massa da Covid-19 em Ilhéus e Itabuna, após constantes registros de aglomerações, o governador Rui Costa (PT) solicitou o apoio do Exército e da Marinha.
A Sesab, em nota, explicou que a atuação tanto do Exército quanto da Marinha nas localidades, vai servir para orientar a população em situações de aglomeração, bem como em atividades que não sejam permitidas pelos decretos municipais e estaduais. Ainda conforme destacou a pasta, haverá abordagens educativas para uso de máscaras de proteção. Leia mais clicando aqui.