Brasil negro, indígena, pardo, Brasil de África. Este ano com o tema "Camaçari Herdeira de África: o legado do povo Banto no processo civilizatório do povo brasileiro", a Câmara realizou com casa cheia, nesta sexta-feira (30/05), a tradicional sessão especial em homenagem ao Dia de África.

Uma cartilha sobre a cultura Bantu foi distribuída para os presentes. Para o vereador Marcelino (PT), proponente da Sessão, foi esse justamente o ponto forte do evento.

"Normalmente falamos, mas não deixamos nada para estudo. Desta vez, produzimos um rico material com professores, para que seja lido pelos alunos além de reaproveitado pelas escolas”, pontuou.

O Dia de África é comemorado em 25 de maio. A data foi instituída em 1963 pela “Organização da Unidade Africana”, que, desde 2002 passou a se chamar União Africana. A comemoração foi adotada no Brasil por conta da grande influência da cultura negra na formação do país.

“Todo aniversário merece comemoração; o dia dos nossos ancestrais não deveria ser diferente. Nós convivemos diariamente com a influência Bantu e não a conhecemos. Palavras como Capoeira, Cuíca, Mungunzá e até as cantigas de roda são exemplos", explicou a professora de História, Kiazala Cristiane.

Por sua vez, o mestre em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia, Juipurema Sandes, falou sobre a riqueza da África.

“Nós somos herdeiros de um continente rico culturalmente. São mais de 1.900 línguas – e não dialetos como falamos -, além de ter riquezas naturais como ouro e diamante”, destacou.

A sessão contou com a presença de representantes do movimento negro e estudantes de escolas estaduais e municipais.