Na quinta-feira (7) terá início a segunda etapa de distribuição do Vale Merenda, em Camaçari. A ação segue até a sexta-feira (8). Realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), a iniciativa contempla os cerca de 35 mil alunos que compõem a rede pública de ensino, bem como as crianças atendidas pelas creches comunitárias credenciadas junto à administração municipal.
De acordo com Seduc, durante os dois dias, a iniciativa acontecerá simultaneamente em 52 unidades escolares, das quais, 28 estão situadas na sede e 24 na costa de Camaçari. Com isso, a ação ocorrerá em mais da metade do total de escolas do município, que é 102.
A lista com os nomes das 52 escolas pode ser conferida aqui. O atendimento será das 8h às 17h, e ocorre através de convocações realizada pela Seduc – estratégia adotada para evitar aglomerações e que se mostrou eficiente na realização da primeira etapa da distribuição dos tickets.
O Vale Merenda atua como uma alternativa da administração municipal de garantir e promover a nutrição aos alunos em situação de vulnerabilidade social que, em sua maioria, dependem da merenda escolar.
O auxílio consiste na concessão do valor mensal de R$ 45, destinado exclusivamente para a compra de mercadoria do gênero alimentício. Os pais ou responsável pelo aluno poderá fazer a aquisição dos produtos em um dos mais de 40 estabelecimentos comerciais que estão aptos para receber o benefício.
Para os alunos que estudam em tempo integral (manhã e tarde), além do Vale Merenda, será entregue uma pequena cesta básica complementar para melhor abastecer as famílias.
Os pais ou responsáveis legais que necessitam de esclarecimentos sobre o processo de entrega do Vale Merenda, podem entrar em contato com a comunicação da Seduc, por meio do número de Whatsapp (71) 98793-0976.
A secretaria disponibiliza também outro canal de contato, através do endereço eletrônico denuncia.merenda@educa.
A relação com as datas e os nomes das demais unidades escolares será divulgada em breve nas redes sociais da prefeitura (Facebook, Instagram, Twitter), além do portal institucional (www.camacari.ba.gov.br).
Material pedagógico
Ademais, nesta nova fase, também ocorrerá a entrega do material pedagógico para os estudantes da Educação Infantil, do Fundamental I e II, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A medida faz parte das ações do ‘Mais e Melhor Educação: em Casa’, projeto instituído pela gestão e que irá acontecer enquanto durar o isolamento social em decorrência do novo coronavírus (Covid-19). A pandemia acabou resultando na suspensão das aulas na rede pública municipal de ensino, conforme o último Decreto de número 7.340/2020, de 29 abril de 2020, que prorrogou a interrupção das atividades escolares.
Como parte do material pedagógico que será entregue, estão o kit escolar com mais de 40 artigos distintos, que será distribuído conforme a etapa do aluno, e os livros didáticos e de literatura, que visam complementar e contribuir com a manutenção da rotina de estudos no domicílio dos estudantes, por meio da plataforma de curadoria de conteúdos disponibilizada no portal da Seduc (http://seduc.camacari.ba.gov.