A presidente Dilma Rousseff manifestou apoio nesta quinta-feira (17) ao governador da Bahia, Jacques Wagner, e disse ser 'inadmissível' que a segurança da população baiana seja colocada em risco em razão da greve dos policiais militares do estado. A PM da Bahia cruzou os braços na última terça (15) para pressionar reajuste salarial e melhores condições de trabalho.
"É inadmissível que a segurança da população baiana fique em risco. O gov @jaqueswagner tem todo o apoio do meu governo p/ garantir segurança à população da Bahia. (…) Autorizei o envio de tropas federais para dar apoio à segurança pública e garantir a paz na #Bahia", escreveu Dilma em sua conta pessoal no microblog Twitter.
Na quarta-feira (16), a presidente autorizou o envio de tropas federais para o estado da Região Nordeste para ajudar na segurança pública. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União.
Em comunicado divulgado nesta quarta, o governo baiano informou que Dilma assinou o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), autorizando o emprego das Forças Armadas na segurança pública na Bahia. "As operações de GLO [Garantia da Lei e da Ordem] conferem aos militares condições de patrulha, vistoria e prisão em flagrante", informa o comunicado.
O governo da Bahia informou ainda que o comandante da 6ª Região Militar, general Racine Bezerra Lima, assumiu o comando das operações e a Polícia do Exército já está patrulhando as ruas de Salvador.G1