Os moradores de Camaçari, mais uma vez, se assustaram com o forte odor oriundo do Polo Industrial da cidade. Desta vez, o susto ocorrido na tarde desta quinta-feira (02), foi devido a um procedimento realizado na empresa Oxiteno, que implicou na necessidade da abertura de uma válvula de alívio para liberação de um pequeno volume de amônia.
De acordo com nota divulgada pela empresa, através do Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), a ação foi realizada em decorrência de uma variação no processo e todo o procedimento ocorreu através da atuação normal do sistema de segurança da unidade de Aminas.
Apesar de não ter detalhes sobre o ocorrido, o superintendente geral do Cofic, Mauro Pereira, informou que apesar do desconforto causado a população e a alguns trabalhadores do Polo Industrial a liberação da substância na forma como foi feita não causa impactos a saúde, como também foi dito no comunicado da Oxiteno.
Além de munícipes, alguns trabalhadores do Polo Industrial, especialmente de empresas vizinhas a Oxiteno, reclamaram do forte odor que causou em algumas pessoas mal estar e ardência nos olhos.
A nota de esclarecimento disponibilizada pela empresa informa ainda que não houve a necessidade de acionamento de sistema de alarme nem de evasão das instalações, assim como, não existiram impactos ao meio ambiente. No informe, foi dito que a unidade voltou a ter condições operacionais normais, imediatamente após a conclusão da atuação do sistema de segurança.