Na sexta-feira (19), o governador Rui Costa (PT) anunciou que vai prorrogar, por mais 15 dias, os decretos que suspendem as aulas na rede estadual de ensino da Bahia, bem como o transporte intermunicipal em municípios com casos ativos do novo coronavírus (Covid-19), nos últimos 14 dias. As determinações se encerrariam no o domingo (21).
“Vai ser prorrogado por mais 15 dias. Estacionamos a taxa de crescimento de óbitos. Mas estacionou em um patamar[. São cerca de 40 óbitos por dia. Temos o total de internamento de 1.314 leitos. Em torno de 75% de leitos ocupados. Não podemos baixar guarda. É preciso reduzir o número de óbitos para se pensar em não ter mais decreto estadual. Então, o decreto será renovado suspendendo as aulas, suspendendo transporte em cidades com casos confirmados, por pelo menos mais 15 dias, para ver se consegue reduzir a taxa de internamento e o número de óbitos”, explicou Rui.
“O ritmo de crescimento diminuiu, mas o valor é muito alto. Se baixar a guarda, o número de óbitos vai aumentar. Não podemos permitir isso”, acrescentou.
O governador ainda informou que a partir da próxima terça-feira (24), o Governo do Estado vai testar estudantes, servidores e professores da rede pública, nos municípios baianos de Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca. Segundo Rui, o intuito da medida é identificar o nível do contágio na região.
“Na terça-feira, nós vamos começar a nova etapa de monitoramento da Covid-19, fazer teste rápido em três cidades, com alunos da rede estadual, para avaliar em que estágio está, tentar fazer raio-x dos alunos da rede estadual. Escolhemos as cidades de Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca. Foram as cidades que, de forma acumulada, têm o maior percentual; 1% da cidade, oficialmente, já teve casos. Semana que vem, vamos fazer teste dos alunos. Você que é aluno estadual, semana que vem você vai receber, no seu celular, o convite para comparecer à escola e fazer o teste rápido, exclusivamente para alunos, servidores e professores. A depender do resultado, vamos estender para outras escolas para fazer o diagnóstico, saber como está o contágio, para ter uma pequena amostra do que aconteceu e está acontecendo com os alunos. Se prepare aí, você que é estudante da rede estadual, servidor, professor, que vai ser convidado para ir à escola. Evidente, de forma diluída ao longo da semana, para não ter aglomeração”, afirma o governador.
Essa testagem também deverá se estender para outros municípios da Bahia.
“Com isso, ir conhecendo mais a realidade das escolas. Estamos em um processo grande de preparação para a retomada em breve das aulas. Ainda não temos data definida. Esses exames fazem parte da busca por diagnóstico de como está a realidade das nossas escolas. Vamos fazer a partir dessas três (cidades) e outras também, inclusive Salvador, Feira, Camaçari, Jequié, Conquista”, finalizou o governador baiano.
Casos na Bahia
1305 mortos em quase 4 meses dá média de trezentos por mês em uma população de quase 15 milhões.
Estão querendo me fazer de idiota.
Eu uso máscara por causa da falta de educação da maioria que tossia e espirrava no meu rosto enquanto falava aqui no balcão onde eu trabalho.
mas eu sei que várias doenças são transmitidas assim.A máscara e uma boa ideia,o resto é palhaçada e briga pelo poder e a gente no meio.
Quer apostar que antes das eleiçôes darão por “encerrada” a covid?