Neste sábado (20), por volta das 10h, foi aberta pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, a enquete sobre a escolha das datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.
Com a medida, os candidatos terão até o final do mês vigente, mais especificamente até o dia 30 de junho, para escolher uma das três opções de datas fornecidas. São elas: a primeira opção prevê provas em dezembro deste ano e janeiro de 2021; a segunda traz provas em janeiro de 2021 e na terceira, as avaliações poderiam ocorrer em maio de 2021.
Para essa edição do Enem, o Inep também fará provas em computadores, que serão destinadas aqueles candidatos que optaram por esta opção no momento da inscrição. A medida faz parte de um projeto-piloto, que estima tornar o Enem totalmente digital até 2026.
Para votar na enquete, o Inep orienta que os candidatos, regularmente inscritos no Enem 2020, deverão acessar a Página do Participante (http://enem.inep.gov.br/) e, em seguida, utilizar CPF, bem como a senha, informações que foram cadastrados no portal único do Governo Federal (gov.br). Na sequência, o candidato irá escolher a data de preferência.
Até o momento, ainda não há previsão de quando os resultados serão oficalmente divulgados.
Outras informações
A prova do Enem 2020, que estava programada para acontecer, inicialmente, no mês de novembro, precidou ser suspensa após pressão da sociedade e de entidades, em razão do avanço da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). Por conta da crise sanitária, as escolas foram fechadas em todos os estados doa país, elvando em consideração o receio de que os estudantes não conseguiriam se preparar a tempo.
Com a nota do Enem, por exemplo, o candidato pode ter acesso a diversas universidades públicas, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); ela também é aceita em algumas universidades do âmbito privado. O desempenho no exame ainda é critério de seleção para programas de acesso ao ensino superior, a exemplo do Programa Universidade para Todos (Prouni ) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
De acordo com dados do governo federal, cerca de 6,1 milhões de pessoas se inscreveram no Enem 2020: destas, 4,8 milhões são inscrições de participantes que não precisaram pagar a taxa porque obtiveram isenção.
Até a manhã deste sábado, o governo ainda não havia divulgado quantos candidatos estão confirmados, após o fim do encerramento do pagamento das inscrições.