De acordo com um decreto publicado na sexta-feira (19), a prefeitura de Ipiaú  decidiu manter o relaxamento do comércio, além de autorizar a realização de cultos religiosos no município baiano. No entanto, para abrir as portas, as igrejas e demais templos precisarão respeitar algumas recomendações estabelecidas pela gestão para evitar aglomerações de pessoas e, com isso, tentar conter o avanço da proliferação do novo coronavírus (Covid-19).

No caso da realização dos cultos, bem como de palestras aos sábados, o dia está reservado para as igrejas que guardam essa ocasião especifíca. As outras religiões poderão celebrar missas nas quartas-feiras e nos domingos, desde que o término ocorra até as 19h. Além do revezamento de dias, as igrejas também irão precisar respeitar o limite de lotação, correspondente a 20% da capacidade do local. Todos os presentes deverão fazer uso das máscaras de proteção faciais e o local terá que disponibilizar álcool 70% para higienização das mãos.

A orientação é de que, pessoas que fazem parte do grupos de risco, evitem a presença nas celebrações religiosas. As reuniões estão limitadas a um tempo máximo de uma hora. Cada igreja precisa cumprir um intervalo mínimo de duas horas entre um culto e outro.

Já no que diz respeito à flexibilização do comércio, a prefeitura decidiu prorrogar a autorização para que estabelecimentos não essenciais abram as portas até o próximo domingo (28).

Para funcionar, esses estabelecimentos devem respeitar um rodízio proposto pelo município. Com isso, parte desses locais devem funcionar no turno da manhã e a outra parte no período da tarde. O decreto diz ainda que todas as lojas são obrigadas a limitar o número de clientes na área interna, além de fiscalizar o uso das máscaras faciais e o fornecimento de álcool 70%.

Comércio em Ipiaú está liberado para funcionar com rodízio — Foto: Reprodução / Facebook

De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a cidade de Ipiaú já registra 526 casos confirmados da Covid-19 e oito vítimas.

0 0 votos
Article Rating