Na manhã desta terça-feira (23, um novo decreto do presidente Jair Bolsonaro, publicado no “Diário Oficial da União” (DOU), altera o despacho de exoneração de Abraham Weintraub, do cargo de ministro da Educação. Com isso, a saída do ministro passa a ter sido na sexta-feira (19). No entanto, a exoneração de Weintraub havia sido publicada no sábado (20), data que ele desembarcou nos Estados Unidos (EUA).
O novo decreto foi publicado um dia depois que o Ministério Público fez uma solicitação ao Tribunal de Contas da União para que seja apurada a eventual atuação do Itamaraty na ida de Weintraub, aos EUA. O ex-ministro é investigado em dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal).
Ao chegar em Miami, Abraham Weintraub ainda não havia sido exonerado oficialmente; sendo assim, existe a possibilidae de ele ter usado a condição de ministro para obter um visto especial que autoriza entrada imediada nos EUA, sem necessidade de fazer a quarentena, em virtude do novo coronavírus (Covid-19), que está sendo exigida aos visitantes brasileiros.