Foto: Reprodução blog.

Preocupados com as questões ambientais em Camaçari, moradores do Município estão mobilizados para a criação da Unidade de Conservação Parque Natural Municipal de Abrantes, a qual tem como propósito a proteção integral no sistema restinga-duno-lagunar situado entre a foz do Rio Joanes e a extremidade norte da região costeira da APA (Área de Proteção Ambiental) Joanes-Ipitanga, situada nas proximidades da Millennium.

Em contato com o Ministério Público (MP), especificamente com a 5ª Promotoria de Justiça de Camaçari, o grupo alcançou uma importante vitória. Isso porque o promotor de Justiça de Meio Ambiente, Luciano Pitta, destacou o interesse do órgão em colaborar com a formação da Unidade de Conservação.

No comunicado enviado para o grupo, o representante do Ministério Público do Estado afirma que serão destinados os esforços necessários para a criação da UC na região de Busca-Vida, neste Município. Para tanto, ficou definido entre as partes que será agendada uma reunião com a participação dos órgãos públicos responsáveis.

O e-mail enviado ao grupo de moradores da cidade, de ordem do promotor de Justiça Luciano Pitta, e assinado pelo assistente Técnico-Administrativo 5ª Promotoria de Justiça de Camaçari, Angelo Morais, destaca que o MP assumirá a coordenação das ações visando à efetiva implantação da UC, em atenção ao interesse público, apesar da ação ser de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Camaçari.

No blog, http://www.ucbuscavidaabrantes.blogspot.com.br/, o grupo de mobilização disponibiliza uma petição/abaixo-assinado nomeado como "Prefeito de Camaçari Ademar Delgado e Câmara de Vereadores de Camaçari: Ampliação e Implementação do Parque Natural Municipal Dunas de Abrantes!", o qual pede o apoio para alcançar o objetivo com a criação da Unidade de Conservação Parque Natural Municipal de Abrantes.