O governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), usaram as redes sociais para lamentar a morte do ex-deputado federal e ex-prefeito de Itabuna, Félix Mendonça, de 92 anos. O político, que teve o novo coronavírus (Covid-19) e havia se recuperado da doença, estava internado no Hospital Aliança, em Salvador, porém, teve uma infecção hospitalar e acabou evoluindo para o óbito na sexta-feira (26).
No Instagram Rui escreveu: “Com muita tristeza, recebi a notícia da morte do ex-deputado e ex-prefeito de Itabuna, Félix Mendonça, aos 92 anos, na noite desta sexta. Ao seu filho, o deputado federal Félix Mendonça Jr, e todos seus amigos e familiares, meus sentimentos neste momento de profunda tristeza.”.
Já o gestor soteropolitano, através do Twitter, destacou: “Dr. Félix nos deixa muita saudade. Quero expressar os meus sentimentos e a minha solidariedade aos amigos e familiares de Félix Mendonça. Que Deus conforte a todos neste momento de profunda tristeza”.
Na sequência, Neto completou: “Tive o privilégio de conviver com Félix Mendonça desde criança. Pude admirar a amizade dele com o meu avô. Eram queridos amigos, amigos da vida inteira. Tive, também, a oportunidade de ser seu colega na Câmara dos Deputados. Era um exemplo de homem público”.
Sobre Félix
Félix Mendonça era natural da cidade de Conceição do Almeida e iniciou a carreira política aos 33 anos de idade, quando foi eleito prefeito de Itabuna. Em 1966, ele assumiu mandato de deputado da Bahia e entre os anos de 1982 e 2011, cumpriu sete mandatos como deputado federal.
Félix Mendonça deixa a esposa, Maria Helena Mendonça e os três filhos: Félix Jr, que é depurado federal, Andréa e Cristiana.
A prefeitura de Itabuna, que já foi comandada por Félix Mendonça, decretou luto oficial de três dias.