Quinze anos depois da criação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e uma década após o início do Programa Universidade para Todos (Prouni), que facilitaram o acesso de milhares de brasileiros à graduação acadêmica, o mercado de trabalho parece acenar mais forte para quem busca carreiras da educação profissionalizante – que duram menos tempo – até dois anos – e tem recrutado cada vez mais trabalhadores.
São 182 mil vagas de cursos técnicos e profissionalizantes previstas para a Bahia em 2014. O número é a soma da previsão de vagas que serão abertas pelo Senai-BA (cerca de 93 mil) e Senac-BA (cerca de 80 mil) e pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (cerca de 9 mil).
No momento, mais de 3,3 mil vagas gratuitas e pagas já estão disponíveis. São pelo menos 400 (gratuitas e pagas) no Senac, 1.040 (gratuitas) na unidade no Senai de São Sebastião do Passé (Região Metropolitana de Salvador) e outras 435 (pagas) nas unidades do Senai em Salvador, divididas em vários cursos.
Isto sem contar nas 1.509 que começam a ser oferecidas hoje pela Secretaria Municipal de Compate à Pobreza para beneficiários do Bolsa Família em 21 cursos. As pré-matrículas estão sendo realizadas nos postos do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), das 8h às 17h.
Por enquanto, o Senai em Salvador só oferece cursos pagos. De qualquer forma, há previsão de oferta de 16.280 vagas em cursos gratuitos nas modalidades Aprendizagem Industrial (CAI) e Qualificação Profissional (CQP).
A primeira prevê uma oferta de 11.920 vagas (9.680 em cursos de nível básico e 2.240 em cursos técnicos). A segunda terá 4.360 vagas. Ambas as modalidades serão operacionalizadas em municípios que tenham representatividade industrial e demanda para os cursos, inclusive na capital.
Além destes cursos, o Senai prevê a oferta de mais 25 mil vagas através do Pronatec no primeiro semestre do ano – cerca de 40% de aumento de vagas em comparação com 2013.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo governo federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológico.
“Eu já passei por muitos países e, por onde passei, o aluno do ensino médio já sai qualificado. Essa mania de fazer faculdade vem muito de cabeças colonizadas como a nossa”, diz o coordenador regional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Francisco Castelo Branco.
Os 21 cursos de qualificação, com duração média de 240 horas, já estão com matrículas abertas em São Sebastião do Passé para moradores do município inscritos no Bolsa Família. Outros quatro cursos técnicos, com 240 vagas, só devem iniciar a matrícula em março. Eles serão voltados para jovens de nível médio.
Unifacs abre escola técnica com nove cursos disponíveis
A oferta de cursos de formação profissional vai crescer no estado. Anteontem a Unifacs abriu sua escola técnica com proposta de ofertar nove cursos em Salvador e Feira de Santana, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Ainda sem número de vagas ou data de início definidas (depende do processo seletivo do Sisutec, que começa hoje), a nova escola vai oferecer, sem custos, cursos de Automação Industrial, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Química, Informática, Logística, Reabilitação de Dependentes Químicos e Segurança do Trabalho. Podem se inscrever todos que já tenham concluído o ensino médio. O material didático também será gratuito.
O coordenador da Escola Técnica, Adriano Miranda, aponta um dos cursos que considera mais inovadores. “Vamos abrir um curso de atenção a usuários de drogas depois de observar a tendência do governo em contratar”, explica o coordenador.
Inscrições para vagas do Semps já podem ser feitas no Simm
Os interessados em uma das 1.509 vagas oferecidas pela Secretaria Municipal de Combate à Pobreza (Semps) já podem se inscrever. Para se candidatar é necessário apresentar originais do CPF, carteira de identidade, comprovantes de residência e escolaridade, além do cartão do Bolsa Família ou Número de Informação Social (NIS).
Os interessados devem ter no mínimo 16 anos e precisam comparecer a um dos postos do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra ( Simm) para fazer a pré-inscrição. Há oportunidade em curso para encanador, atendente de nutrição, auxiliar administrativo, balconista de farmácia, entre outros. As informações são do Correio.