No sábado (4), durante seu discurso em comemoração ao Dia da Independência dos Estados Unidos (EUA), o presidente do país norte-americano, Donald Trump, assegurou que haverá um “tratamento e solução com vacina” para a crise sanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), até o fim do ano.
“Estou certo de que teremos tratamento e solução com vacina muito antes do fim do ano, garantiu Trump em seu pronunciamento na Casa Branca.
Durante sua fala, o republicano voltou a criticar e culpar a China pela pandemia. Ele destacou que os EUA estava apresentando uma série de bons resultados, “mas, no meio do caminho, fomos atingidos pelo vírus que veio da China”.
O Brasil também foi citado. Trump lembrou que os EUA enviou respiradores a outros países, como “mostra de nossa boa vontade”.
Trump ainda fez uma breve menção repudiando os manifestantes que destruíram de estátuas ligadas a figuras racistas ou dos tempos de colonialismo. Esses atos ocorrem em meio aos protestos antirracismo que tomaram os EUA desde a morte, em uma ação policial, do ex-segurança negro, George Floyd.
Medidas x Covid-19
Mesmo com as autoridades de saúde norte-americanas seguirem orientando a adoção do distanciamento social e o uso de máscara de proteção, imagens, transmitidas para o mundo inteiro, mostraram que a maioria dos presentes, contrariando as recomendações, preferiram não usar o equipamento.