O Bahia não conseguiu passar pelo Santa Cruz na tarde de domingo (2), no Lacerdão, e vai brigar pela classificação na última rodada da Copa do Nordeste. Os donos da casa se impuseram desde o início do jogo e saíram na frente com menos de um minuto de bola rolando. Luciano Sorriso marcou aos 25 segundos e Raul ampliou para o mandante logo no início da segunda etapa. Rhayner ainda diminuiu, mas o Esquadrão não evitou a derrota por 2 a 1 na partida da 5ª rodada.
Com a derrota o Tricolor foi ultrapassado pelo Santa Cruz e caiu para a terceira posição do grupo B, com sete pontos. O time pernambucano foi a oito pontos e passou para a vice-liderança com a mesma pontuação do CSA-AL, que ainda jogaria, mais à noite, contra o lanterna Vitória da Conquista.
Encerrando a primeira fase do Nordestão, na 6ª rodada o Tricolor recebe o CSA-AL, na Arena Fonte Nova com a obrigação de vencer para pensar em avanço para a próxima fase. O duelo acontece na quarta-feira (5), a partir das 21h15. No outro jogo do grupo o Santa Cruz visita o Vitória da Conquista, também na quarta, às 21h15, em confronto no estádio Lomanto Júnior.
Bahia é derrotado pelo Santa Cruz e dificulta classificação na Copa do Nordeste
O jogo
Quando a bola rolou no Nazarenão, mal dentro de o Bahia respirar e reconhecer o gramado. O Santa Cruz ligou seu primeiro ataque e surpreendeu ao marcar com menos de meio minuto de jogo. Depois do chute cruzado para a área, Lomba se jogou para desviar, deu rebote e Luciano Sorriso chegou com tudo no centro da área para completar.
O gol precoce deixou o jogo tenso, principalmente para o Esquadrão, e logo aos sete minutos o Bahia ficou com um jogador a menos. Fahel exagerou na dividida, chegou atingindo o joelho do jogador do Santa e levou o cartão vermelho. Depois da expulsão ainda se sucederam faltas mais pesadas com cartões amarelos, até que a disputa ficasse mais calma.
Quando os ânimos se acalmaram e a bola voltou a rolar com menos faltas, o Bahia tentou apertar os ataques para se impor e correr atrás do prejuízo. O gol quase saiu aos 17', no bom chute de Guilherme que pega a sobra no canto esquerdo da área, mandou de primeira e Tiago Cardoso se esticou todo para desviar para escanteio. Os donos da casa mostraram que não estavam dormindo e devolveram o susto. Aos 25', Flávio Caça-Rato recebeu o passe na entrada da área, consegue girar no meio da zaga, manda o chute e Lomba salvou em boa defesa.
Mais equilibrada depois da metade do primeiro tempo, a partida passou a ter menos finalizações com perigo. O Tricolor procurava o ataque, mesmo com um jogador a menos, enquanto o Santa Cruz organizava a defesa mais à frente e esperava oportunidade para o contra-ataque. Mas até o intervalo o placar não mudou.
Mesmo sendo o Bahia quem precisava mudar de postura, foi o Santa Cruz quem voltou mais objetivo para o segundo tempo e mais uma vez marcou logo no início da etapa. Na marca dos quatro minutos, na chegada pelo meio da área, a bola foi passada para Raul no fundo da área, ele chuta cruzado e marcou. Pouco depois de sofrer o segundo gol o Bahia teve uma de suas melhores chances, mas Rhayner desperdiçou depois que Talisca recebeu na meia-lua, enfiou para o centro da área, Rhayner chutou de cara com o gol e mandou em cima do goleiro Tiago.
O Bahia diminui a desvantagem aos 17 minutos. Rhayner invadiu a área, conseguiu sair da marcação e manda o chute no contrapé do goleiro Tiago. E depois de marcar o Esquadrão ganhou mais "corpo" e ficou mais ofensivo no jogo. Aos 21', Talisca quase empatou depois que ficou com a bola na entrada da pequena área e mandou o chute de direita, mas Tiago Cardoso fez boa defesa e espalmou o perigo. Com o Tricolor baiano mais adiantado e oferecendo mais perigo, o Santa Cruz reforçou a defesa e se viu obrigado a recuar em campo. As informações são do Correio.