Um protesto do Movimento dos Pescadores e Pescadores da Bahia (MPP) de Ilha de Maré é realizado na manhã desta quinta-feira (20), na entrada do Porto de Aratu, na cidade de Candeias, região metropolitana de Salvador. De acordo com informações da Central de Polícias (Centel), cerca de 130 manifestantes fecharam a entrada do porto por volta de 6h. Até as 8h a situação não havia sido resolvida.

Marizelha Carlos Lopes, coordenadora do MPP-Brasil, afirma que o protesto é realizado para reclamar da poluição no local. Segundo ela, o problema foi causado pelo incêndio no navio Golden Miller, no dia 17 de dezembro de 2013. "Por causa da contaminação não estamos conseguindo vender nossos pescados. Outro ponto importante é a elevada incidência de doenças causadas por esta contaminação. Esse problema é de responsabilidade da Codeba [Companhia de Docas do Estado da Bahia] e dos órgãos ambientais", criticou Marizelha.

O G1 tentou entrar em contato com a Codeba, mas até o fechamento desta reportagem não obteve resposta.

Segundo a coordenadora do movimento, os manifestantes só irão deixar o local após receberem a presença de representantes da Codeba.

Os manifestantes ainda reivindicam a revisão das licenças ambientais das empresas ligadas ao Porto de Aratu, avaliação de impactos cumulativos sobre o meio ambiente e avaliação da contaminação química sobre a saúde da população de Ilha de Maré.

*G1