O filme se repetiu. Goleado pelo Ceará, o Vitória tropeçou feio se despede mais uma vez da Copa do Nordeste nas quartas de final. Assim como em 2013, o Leão é derrotado no segundo jogo, desta vez em Fortaleza, na noite desta quinta-feira (27) no estádio Presidente Vargas, e não consegue um lugar na semifinal. A goleada foi ainda maior que a um ano atrás e o Vozão venceu por 5 a 1 em seus domínio, com três gols de Bill e dois de Magno Alves. Dinei fez o único rubro-negro.
Depois do vexame, resta agora ao Vitória voltar todas as forças para o Campeonato Baiano. O próximo compromisso será na quinta-feira, dia 6 de março, recebendo o Serrano em Pituaçu a partir das 19h30. O adversário do Ceará na semifinal já está definido, e o time vai brigar com o América-RN por um lugar entre os finalistas da Copa do Nordeste. O primeiro jogo acontece no dia 12 de março, na Arena das Dunas. Na outra semifinal, Sport e Santa Cruz fazem o clássico pernambucano definindo o segundo semifinalista.
Bola rolando
Não eram os donos da casa que precisavam correr atrás de uma vitória, mas o Ceará não deu tempo para o Vitória reconhecer terreno no Presidente Vargas. Com velocidade já nas primeiras jogadas o Ceará abriu o placar com apenas dois minutos de jogo. Depois do contra-ataque, Bill recebeu a bola lançada para a área, completou de cabeça e venceu a defesa de Wilson.
O Vitória tentou reagir, mas não conseguia se organizar para articular as jogadas. No outro lado as coisas iam bem para o Ceará, que seguia mostrando velocidade e bons passes para chegar rápido na área rubro-negra. Na marca dos nove minutos os donos da casa tiveram mais uma boa chance. Magno Alves recebeu bom passe, ficou cara a cara com o gol na área, mas chutou sem força e Wilson defendeu.
O Vozão imprimia melhor ritmo na primeira etapa do duelo enquanto o Leão, com dificuldade com a bola rolando, tentava na bola parada ameaçar o gol do adversário. A primeira vez que o Vitória deu algum trabalho para Luiz Carlos foi aos sete minutos. Ayrton levantou para a área na cobrança de falta da intermediária, Dinei cabeceou para Marquinhos, que chegou chutando, mas o goleiro alvinegro segurou.
A partida parecia se encaminhar para o equilíbrio, com o Vitória conseguindo segurar mais a bola e levar até o ataque, mas o Ceará encontrou o espaço para dar mais um bote. A defesa do Vitória falhou, Bill dominou na área depois do cruzamento vindo da direita e mandou o chute para fazer o segundo dele no jogo, aos 28'. Quando o primeiro tempo se aproximava do fim, o Leão enfim conseguiu reagir e marcou com Dinei. Ele recebeu o passe de William Henrique na área, tocou na saída de Luiz Carlos e diminuiu aos 37'.
Depois do intervalo o Vitória retornou com melhor futebol. A equipe rubro-negra se posicionava melhor, brigando de igual para igual com o Ceará, e chegando a ser superior que os donos da casa na primeira parte do segundo tempo e dominando na criação de oportunidades no campo de ataque. Vendo o time perder espaço na partida, o técnico Sergio Soares mudou duas peças de uma só vez, para tentar fazer o Ceará reassumir o comando do jogo.
Assim como na primeira etapa, mais uma vez o Vozão deu bote mesmo no momento de superioridade do Vitória e dificultou ainda mais a situação rubro-negra. Depois do chute forte de Assisinho, Wilson deu rebote, a bola foi parar nos pés de Bill e ele não perdoou, marcando o terceiro dele aos 29 minutos. Cinco minutos depois a classificação foi praticamente liquidada no gol de Magno Alves. Ele pegou a sobra depois da finalização de Assisinho e marcou. O próprio Magno Alves tratou de esticar ainda mais a goleada antes do apito final e marcou o quinto aos 38' no chute rasteiro da entrada da área.
Ceará 5 x 1 Vitória – Jogo de volta das quartas de final da Copa do Nordeste
Data: 27/2/2014, 22h
Local: estádio Presidente Vargas, Fortaleza
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Ivaney Veloso de Lima (SE)
Ceará: Luiz Carlos; Samuel, Sandro, Anderson e Hélder Santos (Vicente); João Marcos, Leandro Brasília (Assisinho), Ricardinho e Souza; Magno Alves e Bill (Amaral). Técnico – Sergio Soares
Vitória: Wilson; Ayrton, Matheus Salustiano (Wellington), Rodrigo Defendi e Juan; Marcelo (Euller), José Welison e Cáceres; Marquinhos, Dinei e William Henrique. Técnico – Ney Franco
*Corrreio