Demorou! Mas o Facebook finalmente mudou seu layout. Desde sua fundação em 2004 não se via mudanças tão significativas.
O visual acompanha as tendências mais atuais de design e usabilidade, e ficou muito bom. Algumas alterações vão impactar o mercado e o consumo da informação de um modo geral.
Logo no topo, temos os destaques para os seguintes itens: Página inicial, Páginas, Watch (Vídeos), Marketplace e Grupos.
Itens como Watch, Marketplace e Grupos são fundamentais para quem quer divulgar, comprar e vender produtos e serviços.
Watch
A inteligência artificial já mostra de cara os vídeos mais relevantes para você. Isso significa que se eu gravar um vídeo sobre futebol, a possibilidade deste vídeo ser apresentado para milhares de usuários de forma gratuita é muito grande, gerando engajamento para sua página. Claro, desde que você identifique no título, descrição e hastag as palavras-chave corretamente.
Lembrando, este item não está mais escondido, está no topo da página de 2.2 bilhões de usuários.
Logo na lateral temos os links que funcionam como filtros por interesse. Na aba programas, são programas feitos para a TV. Algumas smarts já possuem o Watch do Facebook instalados fábrica, uma clara e evidente briga com o Youtube pelo mercado de vídeos.
E não para por aí, logo no item abaixo, temos o Ao vivo, onde o Facebook destacou para mim os seguintes itens:
- Páginas que você segue;
- Vídeos ao vivo populares;
- Notícias ao vivo;
- Jogos ao vivo e;
- Vídeos ao vivo recentes.
A organização ficou bem mais simples, dando muita ênfase para os eventos ao vivo. E sem priorizar ninguém, basta ter uma ideia, ligar a câmera do celular e iniciar o seu ao vivo.
Ótima oportunidade de divulgar diariamente os itens que você vende na sua loja ou em seu delivery.
É provável que o algoritmo do Facebook apresente este vídeo se baseando nas informações de localização do seu celular, ou seja, se iniciar uma chamada ao vivo de Salvador, a probabilidade de apresentar para o público mais relevante local é muito grande.
Marketplace
Na definição do Wikipedia, o marketplace é uma plataforma, mediada por uma empresa, em que vários fornecedores se inscrevem e vendem seus produtos. Essa plataforma funciona de forma que o usuário entre em determinado site e compre em mais de uma loja, pagando todos os itens juntos.
Grandes players do mercado já fazem isso, o Mercado Livre, a Magazine Luiza, as Americanas, dentre outras. Só que nenhum deles possui tantos usuários.
O foco do Facebook são seus usuários, as integrações entre eles, logo, os produtos que estão lá são simplesmente, em sua grande maioria, produtos usados.
O marketplace do Facebook não atraiu até o momento as grandes lojas varejistas. Neste ponto, ele se diferencia do mercado, onde o mesmo modelo de negócio como é o OLX, no face é de graça.
Grupos
Sempre existiu, mas hoje o Facebook evidencia um grupo padrão. Este grupo se chama Família. Achei bem interessante este grupo sugerido pela plataforma. Para mim, apareceu opções de grupos para escola, amigos, dentre outros.
Os grupos funcionam muito bem, é diferente do WhatsApp, no Facebook, a história fica guardada para sempre, no WhatsApp, até a memória do celular fica cheia e começarmos a apagar lembranças.
São muitas as novidades, e o Facebook está de parabéns com as mudanças. Reativou em mim a vontade de utilizar a ferramenta novamente. Quando comparamos as funcionalidades com outras redes socais, não tem comparação.
O Facebook não é só foto, ele tem conteúdo.
Peecebi a mudança no FB e voltei a usar. Esse artigo vem bem na hora.
Nunca deixei de usar o Facebook.