A atleta e aluna da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Iomar Barbosa, foi convocada novamente para participar do Campeonato Aberto Europeu de Atletismo para pessoas com Síndrome de Down.
Em junho de 2013, a atleta participou da segunda edição da competição, em Roma, na Itália, sendo campeã na categoria Internacional e levou para casa a medalha de ouro. Devido a sua conquista, a aluna/atleta mais uma vez participará do histórico campeonato mundial, que acontece na cidade de Porto, em Portugal, de 21 a 26 maio de 2014.
“Os países europeus, assim como o nosso, estão buscando qualidade de vida para as pessoas com síndrome de down e essa é uma ação afirmativa muito importante, principalmente, para a autoestima deles. É importante ressaltar que ela ainda está em busca de patrocínio”, destacou Julimar Teles, presidente da APAE de São Francisco do Conde.
Uma delegação composta pelo técnico José Luiz Magalhães e pelas acompanhantes Rosane Brito e Eliana Rosa seguem com a atleta para a Europa.
Atualmente, a APAE de São Francisco do Conde atende 200 crianças portadoras da síndrome de down. Lá, eles interagem entre si por meio da educação lúdica e de atividades esportivas, além de receberem atendimentos de saúde.