Nesta terça-feira (14) a Justiça decretou a falência da companhia aérea Avianca Brasil, conforme decisão do juiz Tiago Henriques Papaterra Limongi, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo.
Com isso, a empresa terá 60 dias para apresentar a relação dos seus ativos.
No decorrer da semana passada, a companhia já havia solicitado à Justiça para ter sua falência decretada, alegando que não conseguia mais cumprir o plano de recuperação judicial.
Ano passado, mais especificamente no mês de novembro, a administradora judicial Alvarez & Masal (responsável pelo acompanhamento da recuperação judicial da empresa) também recomendou a falência como a melhor medida a ser adotada.
Dívida
Em dezembro de 2018, a Avianca Brasil entrou com o pedido de recuperação judicial. Na ocasião, ela se declarou sem condições de pagar dívidas estimadas, à época, em torno de R$ 494 milhões. Posteriormente, o valor da dívida foi corrigido para, aproximadamente, R$ 2,7 bilhões.
Um plano de recuperação chegou a ser aprovado pelos credores da empresa em abril de 2019, mas foi questionado por parte das empresas envolvidas no processo.
O plano envolvia a divisão da companhia em sete Unidades Produtivas Isoladas (UPIs), incluindo horários de pousos e decolagens (slots).
O leilão com os ativos da companhia foi realizado em julho de 2019, mas, depois, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) distribuiu os slots da Avianca Brasil para Azul, MAP e Passaredo.
Em maio daquele ano, a Anac já havia suspendido todos os voos da Avianca Brasil, alegando temer pela falta de capacidade da empresa para operar com segurança.
Antes do pedido de recuperação judicial, entre os meses de janeiro e outubro de 2018, a Avianca Brasil chegou a transportar cerca de 10,265 milhões de passageiros, alcançando 10,6% de participação do mercado.
No governo pt todos nós dava lucro as empresas de aviação tinha emprego não auxílio emergencial nem saia correndo para a caixa econômica para tirar o seu FGTS por que nos tinha obras nos tinha emprego e agora temos o que ainda o que temos estamos sendo roubados o país vai quebra não é por causa da crise não e por causa da incompetência do nosso governo