A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, em uma sessão virtual na tarde desta quinta-feira (16). O projeto de lei que determina, entre outros pontos, o desconto de até 30% nas mensalidades escolares durante a pandemia. O projeto precisa ser sancionado pelo governador Rui Costa.
As aulas presenciais estão suspensas em escolas de todo o estado desde março. Unidades públicas e particulares estão realizando atividades online com o estudantes.
De acordo com a Alba, as instituições ficam obrigadas a reduzir em até 30% os valores cobrados na prestação de serviços educacionais, enquanto durar a suspensão das atividades letivas nas unidades de ensino particular.
Segundo o órgão, a redução não se aplicará a instituições cujas mensalidades sejam de até R$ 350.
Caso o aluno participe de programa de bolsas ou goze de políticas de descontos frente à instituição de ensino, prevalecerá a redução mais expressiva, sendo vedada a cumulação de benefícios, diz um dos trechos da lei.
“É uma importantíssima medida, que determina a redução das mensalidades nas instituições de ensino infantil, fundamental, médio e superior na Bahia, em caráter temporário, enquanto durar o combate à pandemia da Covid-19, aliviando, principalmente, o orçamento doméstico, já bastante comprometido, dos nossos pais e mães de família”, justificou o presidente da ALBA.
No meu ver, é imprescindível a medida da Assembleia e muito justo com a situação na qual o povo enfrenta com essa Pandemia do Covid 19. Parabéns ao envolvidos pela providência.
Não estou de acordo com este decreto em relação aos alunos que já gozam de algum recurso de bolsa, acredito que poderia flexibilizar para os mesmos também.. Pois a dificuldade continua para estes, mesmo tendo bolsa com desconto acima de 30% inclusa no contrato. Acredito que poderiam incluir outra cláusula retificando esse trecho da lei. Pois não ajudará em nada aos que já tem desconto acima de 30%, sendo beneficiado apenas os demais que acredito que seja a menoria. Lembrando que a maioria dos estudantes são bolsistas, devido a flexibilidade que as instituições utilizam pra o nosso ingresso. Então, creio… Leia mais »