Na manhã deste sábado (18), durante a transmissão da edição especial do programa Bahia No Ar (Rádio Sucesso 93.1 / rádio Metropolitana Web), a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, por telefone, falou sobre a prorrogação do decreto unificado dos municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) com o Governo do Estado, no que diz respeito a restrição noturna, medida adotada visando conter a proliferação do novo coronavírus (Covid-19).

Segundo a prefeita, o decreto será prorrogado até o dia 26 de julho.

“[…] após consulta, esse decreto, que trata da restrição noturna, deve estar sendo publicado hoje [sábado, 18 de julho], provavelmente até mais tarde nós deveremos tá divulgando. Fica prorrogado até o dia vinte e seis [26 de julho], ou seja, o domingo, de amanhã a oito, porque esse decreto vence amanhã [19 de julho]. Isso ajuda a diminuir bastante as contaminações”, afirmou a prefeita.

Na RMS, fazem parte do protocolo unificado com o Governo da Bahia, além de Lauro de Freitas, os municípios de Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Itaparica, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho, Pojuca, Vera Cruz e Mata de São João. Além das cidades baianas de Conde e Terra Nova.

Questionada pelo radialista Roque Santos sobre algumas opiniões negativas, referentes ao êxito das medidas, Moema destacou que as aglomerações não são ocasionadas pelo comércio e frisou que muitas pessoas seguem descumprindo, sobretudo, a recomendação sanitária do isolamento social.

“É bom deixar claro que os gestores tem consciência que não é o comércio exclusivamente que gera aglomerações. […] no decreto de restrição noturna, muitos comércios não estão funcionando à noite e muitas pessoas estão indo às ruas nesse período”, avaliou.

“A ordem de crescimento dos casos de contaminação vinha de progreção geométrica, se hoje, nós não tivéssemos feitos as restrições que fizemos, as fiscalizações que fizemos, com a dificuldade de fiscalização que nós temos, os nosso dados hoje, em relação a contaminação, seria de cinco [5] vezes mais. O número de mortes, mais ainda. Hoje nós temos conquenta e nove [59] óbitos […] No primeiro óbito eu fiquei apavorada”, completou a gestora de Lauro de Freitas.

Ainda de acordo com Moema, com as restrições noturnas foi possível conseguir a “redução de nove por cento [9%] da ocupação dos leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] no estado”.

Casos na Bahia

Na Bahia, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), já são 118.657 casos confirmados da Covid-19, desde o início da pandemia. Destes, 94.923 pacientes já são considerados recuperados, 20.996 encontram-se ativos e 2.738 foram a óbito.

5 1 voto
Article Rating