Os Correios decidiram reagir às possíveis ameaças de greve, alertadas por instituições que declararam que, em sua avaliação, os profissionais da estatal teriam benefícios superiores à média do mercado nacional.

Segundo a empresa, que ainda trabalha para ajustar suas contas, as gestões anteriores são culpadas por problemas financeiros da estatal.

Presentemente, a empresa negocia um acordo coletivo de trabalho para o período 2020/2021, com as representações dos empregados.

“Os Correios precisam de cuidado com as suas finanças, tendo em vista que a empresa tem enfrentado dificuldades ao longo dos anos com o inconsequente descontrole do crescimento das despesas em outras gestões, sobretudo no tocante aos custos com pessoal”, diz trecho da nota.

“Neste momento, é preciso ter clareza quanto aos benefícios hoje recebidos pelo efetivo, que encontram-se muito acima da realidade de mercado do país”, destaca outro ponto do comunicado.

De acordo com informações do jornal ‘O Estadão’, as federações e associação representativas dos trabalhadores dos Correios protocolaram uma nova medida de urgência no Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando que o presidente da corte, ministro Dias Toffoli, avalie um recurso sobre a paralisação do custeio para plano de saúde dos trabalhadores e seus dependentes, sob risco de os serviços serem paralisados pelos profissionais em todo o País.

A estatal, por sua vez, segue sustentando que as finanças da empresa “sofreram com má gestão durante longos anos, e que a reversão desse cenário, além de não ser imediata, requer austeridade”.

“Uma década depois, após sucessivos reveses financeiros, a empresa voltou a apresentar recentemente números positivos. Por outro lado, contabiliza prejuízo acumulado ao longo dos últimos anos, que representa, hoje, um déficit de R$ 2,4 bilhões. Logo, o lucro auferido recentemente apenas reduziu a dívida existente. Neste cenário seria irresponsabilidade manter benefícios que não encontram amparo na atual realidade financeira”, garantiu a empresa.

0 0 votos
Article Rating