Nesta quarta-feira (22), a Caixa Econômica Federal dá início ao pagamento de uma nova parcela do Auxílio Emergencial de R$ 600 destinado aos beneficiários do programa inscritos atráves do site e do aplicativo. Na presente data, também começam a receber os aprovados que fazem parte do Cadastro Único (CadÚnico), mas não estão cadastrados no programa Bolsa Família.
Para esses beneficiários, o auxílio será creditado em conta poupança social digital da Caixa, que, inicialmente, poderá ser usada para pagamento de contas e compras por meio do cartão virtual. Os saques e transferências começarão a ser liberados somente a partir do dia 25 de julho.
No caso dos beneficiários que também estão cadastrados no Bolsa Família, a quarta parcela do benefício começou a ser paga desde a segunda-feira (20), e segue até o dia 31 de julho. Os pagamentos para esse grupo são feitos da mesma forma que o Bolsa.
Em resumo, recebem nestaquarta-feira: 1,9 milhão de beneficiários do Bolsa Família, com número NIS final 3, recebem a quarta parcela, e 3,8 milhões de trabalhadores do Cadastro Único e inscritos via site e app, nascidos em janeiro, recebem a próxima parcela.
Novos pagamentos da 4ª, 3ª, 2ª e 1ª parcela
Os pagamentos valem para quem se inscreveu pelo aplicativo ou site, ou que já estava no Cadastro Único, mas não é beneficiário do Bolsa Família.
A parcela depende de quando o cadastro foi aprovado pelo governo, conforme os seguintes critérios: 1ª parcela, quem teve o cadastro aprovado em julho e não recebeu nenhum pagamento; 2ª parcela, quem começou a receber o auxílio entre o final de junho e o começo de julho; 3ª parcela, quem começou a receber o auxílio em maio; e 4ª parcela, quem começou a receber o auxílio em abril.
Contas bloqueadas
Ao longo da terça-feira (21), o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, informou que ‘centenas de milhares’ de contas poupança digital do banco, movimentadas pelo aplicativo ‘CaixaTem’, e que eram usadas para o crédito do Auxílio Emergencial, foram suspensas por suspeita de fraude.
Segundo eleo, as pessoas que tiveram a conta bloqueada terão que comparecer a uma agência do banco para comprovar sua identidade.