Michel e Fernandão estão confirmados para a partida

Não é apenas um dos dez jogos da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, é um BaVi. O palco não pode, de modo algum, ser ignorado, é a bela Arena Fonte Nova. Dessa forma a quarta-feira, dia 9 de outubro, marca a realização do último clássico do ano entre o Tricolor de Aço e o Rubro-negro. Bahia e Vitória se enfrentam a partir das 21h e colocam frente à frente situação diferentes na competição. O Leão para manter firme as esperanças de Libertadores e o Esquadrão para não deixar a ameaça da degola se aproximar e quebrar o tabu de nove anos sem vencer o clássico na Fonte.

A última rodada não foi das mais proveitosas para nenhum dos arquirrivais, mas menos ainda para o Vitória. Depois de um sequência de sete jogos sem perder, o Leão foi derrotado pelo São Paulo no Morumbi. Com 37 pontos, o time da Toca está a duas posições do G-4, que tem o Botafogo (43 pontos) como último colocado.

Depois de ensaiar um embalo, o Esquadrão voltou a oscilar na competição e não venceu nas últimas três rodadas. No mais recente compromisso ficou no empate com a Ponte Preta, também na Arena Fonte Nova. Com 33 pontos, o Bahia é o 14º colocado. Para o temido Z-4, encabeçado pelo Vasco, a vantagem é de quatro pontos. O BaVi do primeiro turno terminou sem gols.

Temporada do clássico – A vantagem é larga para o Vitória nos duelos realizados em 2013, com direito a goleadas histórias. 5 a 1 para o Rubro-negro na reinauguração da Fonte Nova, dia 7 de abril. No dia 28 do mesmo mês outra vitória do Leão, por 2 a 1, também pelo Baianão. Depois veio a impiedosa goleada por 7 a 3, no primeiro jogo da decisão do estadual, dia 12 de maio, e uma semana depois, empate em 1 a 1. A última vez que o Bahia venceu o clássico foi no dia 1º de maio de 2011.

Reforçado – Depois de cumprir suspensão automático na última partida, Hélder, Lucas Fonseca e Wallyson voltam a ficar à disposição do técnico Cristóvão Borges e devem reforçar o Esquadrão na partida. Já quem perdeu a oportunidade de participar do clássico foi o zagueiro Titi. Ele recebeu o terceiro amarelo no jogo contra a Ponte Preta e está impedido de entrar em campo.

Incompleto – No Vitória, o comandante Ney Franco não poderá contar com o lateral Ayrton e o meia Escudero, ambos obrigados a cumprir suspensão pelo terceiro amarelo, recebido no jogo com o São Paulo. O ataque do Leão vai seguir ainda sem a presença de Maxi Biancucchi. O artilheiro não está totalmente recuperado da lesão na coxa e não foi liberado pelo departamento médico para o embate.

Bahia x Vitória – 27ª rodada do Campeonato Brasileiro

Data: 9/10/2013, 21h

Local: Arena Fonte Nova, Salvador

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)

Assistentes: Rodrigo Pereira Joia e Fabio Pereira

Bahia: Marcelo Lomba; Madson, Lucas Fonseca, Rafael Donato (Demerson) e Raul; Feijão, Fahel, Hélder e Marquinhos; William Barbio e Fernandão. Técnico – Cristóvão Borges

Vitória: Wilson; Luiz Gustavo, Victor Ramos, Kadu e Juan; Michel, Cáceres, Renato Cajá e Leílson; Marquihos e Dinei. Técnico – Ney Franco

*iBahia.