Os livros têm uma importância fundamental para o desenvolvimento das sociedades e para o crescimento intelectual do indivíduo. É ele que permite o ser humano registrar fatos importantes da sua história e repassar tais fatos às sociedades posteriores; atuando como vetor do conhecimento, mas para a secretaria de Educação do município de Camaçari, os livros são tratados como lixo, ou descartáveis.
Livros didáticos foram jogados ao lixo em meio a entulhos e resíduos de madeira, na Terceira Travessa Maria Nunes, no bairro Nova Vitória em Camaçari. Após denúncia de moradores, o BAHIA NO AR foi conferir e verificou que se tratam de materiais já utilizados entre 2002 e 2007, mas a maioria das publicações poderiam ser reutilizadas em reforço escolar ou por associações. Caso nada seja feito, as edições deveriam ir para aterros sanitários.
“Até livros estão jogando aqui”, disse a sorveteira Janete Maria, ao ver em frente à sua casa, uma montanha de livros didáticos. “Esse tanto que está aí é o que sobrou, porque muitas famílias já levaram de carrinho de mão o que tinha”. “Eles gritaram serve ainda esses livros. Vou levar”, contou Janete, informando ainda que os livros estão no local desde o início da semana passada. E a moradora tem razão, a reportagem do BAHIA NO AR conferiu os livros, que são do ensino fundamental I e II, alguns identificados como da Escola Edivaldo Machado Boa Ventura.
Foto: BAHIA NO ARLivro identificado como da escola Edivaldo Machado