Na última terça-feira (12) devido a falta de energia não aconteceu a 33ª sessão ordinária, na Câmara de Vereadores da cidade de Simões Filho, os Vereadores Dene Canaã (DEM) e Genivaldo Lima (PROS), resolveram , como já é habito de todos os vereadores, dirigir-se ao Hospital Municipal visando avaliar as condições de atendimento à população e reavaliar as instalações deste importante local de prestação de serviços da saúde pública municipal.
Posteriormente à visita foram veiculadas informações sobre constrangimentos à pacientes, truculência e até tentativas de agressões. O jornalismo do site Bahia no AR, esteve no gabinete do Vereador Dene Canaã, para buscar esclarecer e divulgar a sua versão s obre os fatos noticiados…
Bahia no AR – Vereador Dene Canaã, é verdade que durante vossa ida ao Hospital Municipal de Simões Filho, aconteceram atos de agressão ou abuso de autoridade por parte dos Edis?
Dene Canaã – Romário é um prazer receber a equipe de jornalismo do Bahia no AR, parabenizar pela cobertura, jornalística, principalmente da Região Metropolitana de Salvador. Quanto a sua pergunta afirmo ter sido uma surpresa. É costume de todos os vereadores acompanharem pacientes e principalmente as condições de atendimento à população. E, digo mais: vamos nas escolas municipais, secretarias e demais órgãos da administração municipal, pois é uma obrigação e direito aos democraticamente eleitos, e detentores da função de vereador.
Bahia no AR – Durante o tempo em que os vereadores permaneceram nas instalações do Hospital Municipal, ocorreu algum tipo de constrangimento ou acesso a alas restritas?
Dene Canaã – Não. Desde nossa chegada sempre nos identificamos e cumprimentamos os servidores, por sermos nascidos e criados na cidade, conhecemos vários munícipes, e fomos cumprimentados amistosamente, não por sermos da oposição e sim por conhecer as pessoas. A enfermeira-chefe, Sra. Aline, gentilmente nos acompanhou e tínhamos a prevenção de antes de passar em alguma ala, ela primeiro inspecionava as condições dos pacientes e posteriormente autorizava-nos, o rápido acesso. Afirmo que em nenhum momento houve quaisquer ação de barrar nossa entrada no hospital, portanto, não procede as informações de que houve constrangimentos ou atos de violência.
Bahia no Ar – Vereador, ao que o senhor credita a veiculação das informações sobre tentativa de agressão , com a intervenção de seguranças?
Dene Canaã – Vou repetir em momento algum houve ação para impedir nosso acesso. Os seguranças, de todos os turnos, conhecem todos os vereadores da cidade. A visita transcorreu na mais absoluta normalidade, saímos tranquilamente do Hospital, e causa-nos surpresa e sentimento de revolta, a noticia de que agredimos e colocamos em risco a vida dos pacientes. Trata-se de uma noticia inverídica, com o objetivo de denegrir a imagem dos vereadores da oposição que tem buscado trabalhar em prol do povo de Simões Filho.
Bahia no AR – Qual a sua avaliação sobre as condições de atendimento do Hospital Municipal de Simões Filho?
Dene Canaã – Durante nossa permanência conversamos com pacientes e constatamos uma melhora no atendimento, não houve nenhuma reclamação. A única observação negativa é a condição de mofo no teto do dormitório dos enfermeiros e médicos.
Bahia no AR – Ontem o Vereador Genivaldo Lima, visitou a redação do Bahia no AR, durante a entrevista perguntei como foi o comportamento dos funcionários da segurança do Hospital Municipal, durante a permanência dos vereadores. Qual a sua resposta a essa mesma questão?
Dene Canaã – Negativo. Por isso estou perplexo, pois cumprimentamos a todos, e fomos reconhecidos, Aline esteve sempre ao nosso lado, quando passamos no corredor da obstetrícia, vereador Genivaldo Lima, solicitou que fossem fechadas todas as portas, enfermeira Aline, assim o fez, ou seja, não é verdade que colocamos pacientes em risco.
Bahia no AR – De acordo com o vosso depoimento, não haverá uma crise institucional entre a Câmara de Vereadores e o poder Executivo?
Dene Canaã – Na constituição brasileira está descrito eu os poderes são independentes e harmônicos, entre si, é função da Câmara de Vereadores, legislar, fiscalizar o poder executivo. Portanto, não podemos aceitar que seja-nos retirado este direito constitucional.
Bahia no AR – Como o vereador Dene Canaã, avalia a veiculação desta noticia?
Dene Canaã – Essa reportagem não atinge, exclusivamente, os vereadores Dene Canaã e Genivaldo Lima, e sim o direito de todos os vereadores. Fomos eleitos, e uma das nossas tarefas é exatamente exercer a fiscalização. Portanto, é necessária uma séria apuração sobre a origem destas informações, e principalmente, saber qual a finalidade de atingir tão duramente, a imagem de dois representantes da população de Simões Filho.
Bahia no AR – Não seria conveniente, ético, uma solicitação prévia para o Secretário de Saúde ou ao Administrador do Hospital Municipal?
Dene Canaã – Não é necessário tal agendamento prévio. Nossa obrigação, oposição e situação, verificarmos as condições que estão sendo prestados o atendimentos ao povo. Fazemos política com responsabilidade. Em nenhum momento iriamos entrar em áreas restritas, ala feminina, até por minha profissão, sempre tive a obediência a hierarquia e a ordem. Portanto, não precisamos pedir autorização para acessar áreas comuns, não só da secretária de Saúde, assim como de quaisquer outro órgão público, em Simões Filho.
Bahia no AR – Simões Filho é uma cidade dividida politicamente, como torcida de futebol. Existe uma corrente prol e contra, a administração Eduardo Alencar, do outro lado os que apoiam o retorno de Diogenes Tolentino. Como Dene Canaã avalia essa divisão?
Dene Canaã – Romário agora você tocou em um ponto importante. Faço parte do bloco de oposição. Porém, não sou irresponsável, não que a administração naufrague, pois quem sofrerá é a população. Ao mesmo tempo nós temos cobrado as promessas de campanha, temos críticas pela falta de realizações, insegurança, mais seriedade na administração do que é público. O momento é avaliar, cobrar e colaborar com a gestão. Não é o momento de antecipar discussões sobre a sucessão do prefeito, ou de lançar candidaturas. O meu compromisso é com o que faremos da Educação, moradia, saneamento básico. A decisão sobre sucessão caberá ao povo, e é prematuro falarmos sobre esse ponto.
Bahia no AR – Vereador Dene Canaã, faça suas considerações e ficamos á disposição para levar aos internautas e a comunidade de Simões Filho opiniões.
Dene Canaã – Quero agradecer a oportunidade de esclarecer os fatos, e estarei sempre à disposição da imprensa que trabalha com ética e compromisso com a verdade.
Por: Romario dos Santos