No primeiro turno, o Bahia levou a melhor sobre o Timbu

Já são sete rodadas sem vitória do Bahia e nove derrotas consecutivas do Náutico. Neste domingo, os dois times se enfrentam às 19h30 (horário de Brasília), na Arena Pernambuco. E o Tricolor não pode mais adiar a reação. Na zona de rebaixamento, o time de Cristovão Borges só depende de si para se salvar. Rebaixado, o Timbu precisa de um ponto para se livrar da pior campanha da era dos pontos corridos.

A vitória neste domingo é vista como obrigação para o Bahia. Depois do Náutico, o Tricolor enfrenta dois adversários diretos na luta contra a queda, Portuguesa e Fluminense. Entre os dois jogos, encara o campeão Cruzeiro. No Timbu, a ideia é complicar a vida do adversário. Com a Série B de 2014 já em vista, o time pernambucano quer evitar a companhia dos cariocas Vasco e Fluminense na próxima temporada.

A última vitória do Bahia foi 27ª rodada, no Ba-Vi. Na 25ª, o Náutico bateu a Ponte Preta, em Campinas. Seu último suspiro. Em 17º, o Tricolor tem os mesmos 39 pontos de Fluminense e Criciúma – dois acima do Vasco. O Premiere FC 4 transmite o jogo ao vivo para todo o Brasil.

As escalações

Náutico: O técnico Marcelo Martelotte teve pouco tempo para trabalhar para o jogo contra o Bahia e por isso não confirmou a equipe titular. No entanto, não deve mexer muito até por falta de opções no elenco, já que vários jogadores já foram dispensados. Por enquanto de certo, apenas a saída do zagueiro Alison, que tomou cartão vermelho na última partida e cumpre suspensão. William Alves pode ser o escolhido para entrar. Outra novidade pode ser a entrada de Maranhão na lateral-direita, já que ele está liberado depois de cumprir três jogos de suspensão. O Náutico deve entrar em campo com Ricardo Berna; Leandro Amaro, William Alves e Diego; Maranhão, Elicarlos, Gustavo Henrique (Derley), Tiago Real e Bruno Collaço; João Paulo e Rogério (Maikon Leite).

Bahia: O time que entra em campo contra o Náutico deve ser praticamente o mesmo que foi derrotado pelo Santos no meio de semana. A única diferença na equipe titular tricolor é a ausência do volante Fabrício Lusa, que vinha atuando improvisado na lateral. O jogador sentiu dores na coxa e está vetado para o confronto. Madson deve ser o escolhido para ocupar a ala direita. Desta forma, o Bahia deve começar a partida com Marcelo Lomba; Madson, Demerson, Titi e Raul; Fahel, Rafael Miranda, Hélder e Marquinhos; Wallyson e Obina.

Quem está fora

Náutico: O zagueiro Alison foi expulso diante do Fluminense e está fora do jogo deste domingo. Os volantes Dadá e Martinez seguem vetados pelo departamento médico, assim como o goleiro Gideão e o atacante Maikon Leite.

Bahia: Lucas Fonseca e Fabrício Lusa estão vetados. Os dois apresentaram problemas musculares e passam por tratamento no departamento médico do clube. Ávine, em recuperação de um problema no joelho, só retorna aos campos em 2014.

Pendurados

Náutico: Auremir, Jean Rolt, Leandro Amaro, Martinez, Peña e William Alves

Bahia: Fahel, Obina, Rafael Donato, Titi e William Barbio

O árbitro

Elmo Alves Resende Cunha (GO) apita o jogo, auxiliado por Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO) e Bruno Raphael Pires (GO). O árbitro trabalhou em sete partidas neste Brasileiro, inclusive Botafogo x Náutico e São Paulo x Náutico, na oitava e 29ª rodadas. Elmo Cunha aplicou 3,7 cartões amarelos em média e um vermelho (média de 0,1). Ainda marcou média de 32,6 faltas por jogo e assinalou um pênalti (média de 0,1). O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34,7 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.

Estatísticas

Náutico: Sem vencer há nove partidas, o pior mandante do Brasileiro, com 17,7% dos pontos conquistados, receberá o Bahia sem objetivos, pois já teve seu rebaixamento confirmado. A meta é conseguir ao menos um ponto nos quatro jogos restantes para não igualar a pior campanha da história, do América-RN, em 2007. Contra as três outras equipes que ocupam o Z-4, foram quatro jogos, com uma vitória e três placares adversos.

Bahia: Sem vencer há sete jogos e sem balançar a rede há três, o Tricolor baiano terá que superar o aproveitamento ruim como visitante para vencer o Timbu. Até agora, são 17 jogos, com nove derrotas e 27,5% dos pontos ganhos. Quando encarou os adversários de dentro do Z-4, empatou a maioria (quatro vezes) e só venceu o próprio Naútico. Fernandão, com 13 gols, e Wallyson, dono de cinco assistências, são esperanças de um resultado positivo na Arena Pernambuco.

Na história

Náutico e Bahia já se enfrentaram 17 vezes pela Série A do Campeonato Brasileiro e a vantagem dos baianos é gigantesca. Foram nove vitórias contra apenas duas dos alvirrubros. Uma delas aconteceu no ano passado com um grande jogo no Estádio dos Aflitos. Depois de várias chances perdidas para todos os lados, o volante Martinez acertou um belo chute de fora da área e decretou a vitória alvirrubra por 1 a 0.

As informações são do G1/Bahia no Ar.